*publicado na edição em papel de 07 de outubro de 2022
O Clube Badminton Gaia sagrou-se campeão nacional de equipas homens sub-19, no passado domingo, no Campeonato Nacional de Equipas Homens, realizado no Centro de Alto Rendimento, nas Caldas da Rainha.
A conquista deu-se após vencerem na final a Associação Académica de Coimbra por 3-0. Parte da equipa vencedora faziam parte os atletas Pedro Almeida, Pedro Oliveira, Frederico Melo, Gabriel Botelho, João Vermelho, Francisco Rocha, Rodrigo Ribeiro e o treinador Luís Pinto.[ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”4,5,6,7,8,9″ ihc_mb_template=”3″ ]
Para Miguel Rocha, presidente do clube, este triunfo foi “o coroar de um trabalho já de alguns anos”, uma vez que esta mesma equipa tinha sido campeã de sub-17 o ano passado. “Estes miúdos foram crescendo connosco, foram evoluindo e tem um significado muito especial”, realça o presidente.
A conquista do troféu teve um sabor especial porque no clube, inicialmente, “éramos 10/15 atletas. Hoje entre atletas e formação, já somos 100 atletas”, salientando que com este crescimento em apenas poucos anos, a “grande dificuldade é espaços para treinar.” O clube tem três atletas seus na seleção nacional, e acredita que para dar continuidade a este trabalho, aliado à “muita miudagem a querer experimentar e praticar, que é ótimo”, é necessário um terceiro espaço para treinar os atletas.
Miguel Rocha focou ainda a importância do Campeonato Nacional de Equipas Séniores, em que existem “boas expectativas em conseguir bons resultados”, onde o objetivo passa por atingir a Final Four e a partir daí, eventualmente, ser campeão e subir de divisão. Uma tarefa que o presidente considera “difícil, mas não impossível”.
[/ihc-hide-content]