Domingo, 3 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

Centro Materno Infantil Gaia-Espinho entra em funcionamento no dia 8 de março

-

O Gaia Semanário entrou em contacto com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Hospital de Santos Silva para falar sobre o Centro Materno Infantil, e pôr-nos ao corrente da nova unidade que lá vai nascer. “O Centro Materno Infantil Gaia-Espinho”, como nos adiantaram, e que o mesmo entrará em funcionamento no dia 8 de março.

Esta nova unidade terá ao seu “dispor” as seguintes valências: Serviço de Urgência Obstetrícia e Ginecológica, Blocos de parto equipado com nove salas de parto individuais, bloco Operatório, Unidade de neonatologia e cuidados intensivos neonatais: 14 boxes e 2 quartos de isolamento.

Internamento de ginecologia/obstetrícia e berçário com 34 quartos, bem como Internamento de pediatria e cirurgia pediátrica com 14 quartos (já em funcionamento), com capacidade total de 98. Camas 82, e incubadoras 16.

“Esta obra (nova maternidade) faz parte da fase 3 do programa de requalificação do CHVNGE, num investimento total 14.6 milhões de euros”, repartidos do seguinte modo: 11.6 milhões de euros em infraestrutura, 2.4 milhões de euros em equipamentos/eletromedicina e similares, e 528 mil euros em tecnologias da informação.

A construção do Centro Materno Infantil Gaia-Espinho, (CMIGE) na unidade I (Hospital de Santos Silva), vem, precisamente, terminar com a necessidade pontual de deslocação entre unidades dos utentes, por exemplo, aquando da necessidade de realização de determinados exames, cujos equipamentos apenas existiam na unidade I.

Os “internamentos passarão a ser realizados no novo espaço”. Refere Bruno Graça do Hospital de Santos Silva. Na unidade II continuará a realizar-se a atividade de ambulatório, nomeadamente as consultas programadas de ginecologia/obstetrícia, pediatria, unidade de procriação medicamente assistida, unidade diagnóstico pré-natal e consulta de ortopedia.

partilhar este artigo