18.1 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira, Abril 19, 2021
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Capela da Senhora da Piedade restaurada para acolher Centro de Arte Sacra

A câmara de Vila Nova de Gaia quer restaurar e requalificar a Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada em Santa Marinha e atualmente devoluta, para ali instalar no futuro um Centro Interpretativo de Arte Sacra.

A proposta relativa às verbas a alocar ao projeto vai ser apresentada na segunda-feira em reunião camarária, sendo que, no total, e distribuído por dois anos, a empreitada deverá custar cerca de 365 mil euros.

De acordo com o documento, para obras a realizar este ano serão reservados mais de 146 mil euros, enquanto em 2022 a obra terá um custo superior a 219 mil euros.

Fonte da autarquia de Gaia apontou que o objetivo deste projeto é “no futuro” instalar naquele edifício religioso construído no século XVIII um Centro Interpretativo de Arte Sacra.

A Capela da Nossa Senhora da Piedade localiza-se Avenida Diogo Leite, freguesia Santa Marinha no distrito do Porto.

O projeto de reabilitação e restauro é da responsabilidade da Gaiurb, através da Divisão de Operacionalização da Reabilitação Urbana (DORU), refere numa publicação de novembro de 2020 no ‘site’ desta empresa municipal.

“A obra de requalificação da capela, que se encontra devoluta, permitirá criar um novo equipamento na cidade, cuja utilização está programada como Centro Interpretativo de Arte Sacra onde será exposta parte do extenso e rico espólio da paróquia de Santa Marinha, que se enquadra na política de diversificação e valorização da oferta cultural que vem sendo seguida pelo município”, descreve a empresa.

Em causa está um edifício religioso que, segundo o boletim da Associação Cultural dos Amigos de Gaia, será anterior a 1758, data das memórias paroquias que dão conta do seu registo.

Informação sobre o projeto enviada à Lusa dá conta de que “atualmente [esta capela] encontra-se devoluta e apresenta algumas patologias de origem estrutural”, bem como destacamentos nos painéis azulejares, que poderão fazer perigar a sua integridade”.

“Com a obra pretende-se interromper o processo de degradação e criar um novo equipamento na cidade de Gaia, enquadrando na política de diversificação e valorização da oferta cultural quem vem sendo seguida pelo Município”, descreve a autarquia.

A reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Piedade foi alvo de uma candidatura já aprovada aos fundos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outras Notícias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Siga-nos

12,135FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Opinião

X