No passado dia 7 de outubro, a empresa Águas de Gaia inaugurou uma sala que dará a oportunidade às recém-mamãs de manter a sua rotina de aleitamento com todo o conforto e privacidade.
O “Cantinho da Amamentação” foi criado com o intuito de proporcionar às mães uma maior facilidade para continuarem a amamentar os seus bebés, mesmo já tendo regressado ao trabalho. Miguel Lemos, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, fala um pouco sobre este projeto: “É um espaço simples, mas cheio de significado. Eu julgo que hoje, as empresas que se querem modernas, não o são pelo seu grau de digitalização, por terem boas instalações, mas também são modernas e adequadas à realidade, pela forma como olham para os seus colaboradores e lhes permitem conciliar a vida profissional com a vida pessoal.”
Margarida Rocha faz parte da equipa do Conselho de Administração e foi quem teve a ideia de criar esta iniciativa. Declara que o regresso ao trabalho é “muito desafiante na altura da amamentação porque as rotinas mudam e para quem toma a decisão de amamentar, é muito importante criar as condições para que o regresso ao trabalho não interfira com o sucesso e com a continuidade da amamentação.” Assim, este espaço dará duas opções a estas mães: levar o seu bebé consigo na hora do aleitamento e fazê-lo no espaço, ou de recolher o leite e armazená-lo no frigorifico que é disponibilizado no local.
A inauguração decorreu durante a Semana Europeia do Aleitamento Materno, atividade cujo Município tem vindo a associar-se de ano para ano, em parceria com os hospitais de Gaia, com a intenção de promover e apoiar a amamentação materna.