A inovação chegou às ruas de Barcelona com a circulação do primeiro autocarro movido a hidrogénio. Produzidos na CaetanoBus, em Vila Nova de Gaia, são os primeiros veículos públicos com este tipo de combustível a transitar na região.
[ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”8″ ihc_mb_template=”3″ ]Foram encomendados, no ano de 2021, oito veículos para a capital da Catalunha, a pedido da empresa Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) e o primeiro iniciou o seu percurso na cidade espanhola.
Os H2.City Gold são produzidos pela CaetanoBus, porém a empresa responsável pela produção do hidrogénio verde que move o motor elétrico do veículo é a Iberdrola. São uma nova aposta para a mobilidade sustentável iniciar o seu desenvolvimento e começar a propagar-se pelo restante continente. Estes autocarros vêm já equipados com tecnologia de ponta, com uma grande autonomia e ainda a vantagem de poder transportar uma grande lotação de passageiros.
“Esta é a primeira vez que este tipo de energia renovável é gerada em Espanha para uso comercial e com capacidade para frotas de autocarros, razão pela qual a TMB e a Iberdrola são pioneiras na descarbonização da mobilidade urbana coletiva. O Plano Estratégico 2025 da TMB prevê a incorporação de 508 autocarros zero-emissões, dos quais 233 elétricos e 46 movidos a hidrogénio”, explica a CaetanoBus em nota de imprensa.
Este negócio foi promovido pelo programa europeu JIVE 2 e pela União Europeia, com a intenção de impulsionar a venda de autocarros a hidrogénio pela Europa.[/ihc-hide-content]