Sábado, 18 Maio 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Bombeiros Voluntários de Coimbrões vão receber 10 mil euros para instalação de centro de vacinação

-

Na próxima segunda-feira, o executivo de Vila Nova de Gaia, vai votar um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. O documento prevê a atribuição, pelo município, de 10 000 euros, e tem como objetivo a instalação de um centro de vacinação, e realização de obras de adaptação do quartel, para a instalação de um centro de vacinação. Entramos em contacto com o Presidente dos Bombeiros Voluntário de Coimbrões, para percebermos até que ponto os Bombeiros Voluntários encaram esta iniciativa e se o orçamento vai ao encontro do necessário. O seu Presidente André Lima, adiantou que “esta iniciativa representa para os Bombeiros Voluntários de Coimbrões, uma dupla satisfação”, primeiro por verificar que o seu Município continua a estar na linha da frente no combate a esta pandemia, e que “nós Bombeiros podemos ajudar com a cedência das nossas instalações para melhor servir esta causa.”

No documento emitido pela Câmara de Vila Nova de Gaia pode ler-se que “face à situação pandémica que estamos a atravessar, e com o intuito de criar um centro de vacinação de maior proximidade, o Município pretende instalar um centro de vacinação nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. Para o efeito, o espaço carece da realização de pequenas obras, de forma a ser adaptado ao fim que agora se destina”. O Presidente dos Bombeiros Voluntários referiu que “o valor de € 10.000, representa o valor orçamentado para a realização das obras de adaptação do quartel para a instalação do centro de vacinação. Tendo em conta que o espaço precisava da realização de pequenas alterações, de forma a cumprir todos os requisitos materiais e legais exigidos pelas normas da Direção-Geral da Saúde”.

Com esta verba cabe aos Bombeiros de Coimbrões, a realização dos referidos trabalhos de adaptação e “garantir que o espaço cumpre todos os requisitos materiais e legais exigidos, nos termos das normas da Direção-Geral da Saúde”, além da disponibilização, “temporária e gratuita”, do seu quartel. Adianta André Lima, “tenho ainda que ressalvar que a disponibilização dos nossos espaços, que estarão afetos ao centro de vacinação será realizada de forma gratuita ao longo de ocupação dos mesmos.


Também deixa a mensagem que todos os leitores e à Câmara Municipal de Vila Nova de “que se vacinem para o bem de todos e ao mesmo tempo cumpram todas as regras de segurança para o combate a esta pandemia”.


Mostra recetivo em relação à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que os Bombeiros Voluntários de Coimbrões são um parceiro ativo da Proteção Civil do Município, reafirmando a disponibilidade  para todas as iniciativas em especial aquelas que visam promover a proteção e segurança da comunidade.

Esta medida foi anunciada pela Câmara Municipal de Gaia antes do Natal, onde foi referenciada a criação de um centro de vacinação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. O espaço deverá entrar em funcionamento no dia 20 de janeiro. O funcionamento do novo posto de vacinação nos Bombeiros de Coimbrões vai substituir o Centro de vacinação das Devesas, que está instalado na central dos CTT desde início de novembro e que coincidirá com a abertura do outro. O novo centro de vacinação permitirá uma maior percentagem e capacidade de inoculação, abrangendo, assim, um maior número de utentes diários. Isto resultará da instalação de um maior número de boxes de administração da vacina, que serão vinte, e da área de recobro. Também será melhorado a área de conforto, bem como o acolhimento dos utentes.

partilhar este artigo