12.8 C
Vila Nova de Gaia
Domingo, Abril 18, 2021
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Biblioteca de Gaia pronta em novembro após investimento de 1,3ME

A câmara de Vila Nova de Gaia revelou que as obras da Biblioteca Municipal terminam em novembro, num projeto de 1,3 milhões de euros para dotar o equipamento de condições energéticas e de acessibilidade, adaptando-o às exigências atuas.

Num comunicado com o título “Gaia terá uma Biblioteca Municipal mais moderna e adaptada a novas realidades”, a autarquia revela que está a transformar o equipamento num espaço “mais moderno e adaptado às exigências de novos tipos de públicos”.

A obra, atualmente em curso, resulta de um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros e deverá terminar em novembro deste ano.

A melhoria das condições construtivas, energéticas e de acessibilidade para todos do edifício é o principal objetivo da requalificação, descreve a autarquia.

Em causa está o edifício original e o antigo museu etnográfico, que é atualmente sala de exposições, um espaço que se enquadra num quarteirão onde estão localizados outros equipamentos culturais, na freguesia de Mafamude, no centro de Gaia.

Ao nível da segurança interna estão a ser introduzidas duas novas escadas e um elevador, uma nova saída de emergência e portas corta-fogo.

“Está, igualmente, prevista uma possível expansão do espaço do piso rés-do-chão para o exterior de forma a reforçar o papel da biblioteca num âmbito mais lúdico-intelectual, com a possibilidade de realização de projetos educativos e culturais ao ar livre”, lê-se na informação da câmara.

O projeto também inclui a criação de um sistema de identificação digital de livros e espólio interno “para tornar o equipamento mais moderno e tecnologicamente atualizado”.

“Importa olhar para o passado de uma das maiores instituições do nosso concelho, mas, mais do que isso, é de vital importância projetar o futuro, assegurando uma herança e garantindo que as gerações vindouras possam usufruir de um espaço de desenvolvimento e de captação de diferentes públicos”, refere Eduardo Vítor Rodrigues, citado no comunicado.

Criada em 1933, a Biblioteca Municipal de Gaia é um equipamento cujo fundo bibliográfico ascende a uma centena de milhar de exemplares.

O edifício onde atualmente está implantada foi criado de raiz e aberto ao público em 1979.

Paralelamente, existem também bibliotecas em Perosinho e Oliveira do Douro, bem como polos de leitura nas freguesias da Afurada, Avintes, Canelas e Sandim.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outras Notícias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Siga-nos

12,133FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Opinião

X