Basket Clube de Gaia venceu o jogo contra a AFD Braga, conquistando assim o título de campeão nacional de BCR (basket em cadeira de rodas)
A equipa gaiense bateu a APD Braga por 47 pontos a 46, naquele que foi o quarto encontro das duas equipas. Este jogo, que decorreu a 14 de maio, foi decisivo – a final compunha-se de cinco jogos e o BCG somou assim três vitórias contra uma derrota.
Rui Dias, presidente do Basket Clube de Gaia, diz que a equipa está “satisfeita e com uma alegria imensa”, e realça que esta é uma conquista “fantástica” para um clube com apenas 4 anos. Num jogo bastante renhido – apenas com um ponto de diferença no resultado final –, conta que teve a certeza de que iam ser campeões “a 10 segundos do final”, quando, após momentos de incerteza devido a uma bola fora de jogo, a posse de bola lhes foi atribuída. “Aí acreditei mesmo que já não nos escapava.”
As perspetivas para o clube são de crescimento e o objetivo é ser novamente campeão na próxima época. “Temos a perfeita noção que vamos perder 1 ou outro atleta, para clubes estrangeiros, mas estamos também a trabalhar para atrair e trazer para o nosso clube outros, por forma a compensar as saídas e melhorar a equipa”, vaticina Rui Dias.
O caminho a trilhar é duro e cheio de obstáculos, ainda mais pela particularidade do desporto adaptado. “A maior dificuldade é a parte financeira. Uma cadeira de rodas custa cerca de 4.000€. Depois temos de pagar as deslocações para os treinos, por termos atletas que vêm de longe, e ainda as deslocações para os jogos.” Contam com o apoio da autarquia e de algumas empresas e a gestão tem de ser rigorosa – “ao cêntimo”, diz o atleta.
A próxima etapa é a Taça de Portugal, que se disputa nos dias 21 e 22 de maio, em Barcelos. Sábado, 21, o BCG defronta-se novamente com o APD Braga. Rui Dias reconhece que o jogo com o Braga será “muito difícil”, mas diz que a equipa está “confiante e com muita vontade de alcançar mais um título”.
No mesmo dia jogam a APD Lisboa e a APD Paredes. As equipas vencedoras avançam para a final no domingo.