Sábado, 13 Julho 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Atletismo do Oliveira do Douro com cinco atletas na Prova Olímpica Jovem Nacional 

-

O Clube Atletismo de Oliveira do Douro está prestes a celebrar o 10º aniversário. “Formar atletas é a nossa meta”, dizem, o que tem dado frutos consideráveis, a nível nacional e internacional, dentro do panorama do atletismo.

Os atletas do clube, entre os 4 e os 64 anos, treinam diariamente no Estádio Municipal, junto ao Parque da Lavandeira. “Fazemos todas as vertentes do atletismo, correr, lançar, saltar e marchar”, explica a treinadora Ana Carneiro.

Quando chegam a uma determinada idade, atingem os campeonatos nacionais, como aconteceu no passado fim de semana. “Temos atletas veteranos, e também desporto adaptado, com atletas internacionais paralímpicos”, dizem, orgulhando-se de serem um clube inclusivo.

O Clube Atlético de Oliveira do Douro foca-se muito na formação. “Temos uma escola de atletismo, e damos muita importância às nossas crianças e aos nossos jovens”, salienta Ana Carneiro. “Naturalmente, vão seguindo o seu rumo normal de crescimento, vão melhorando e alcançando resultados enquanto atletas de formação”.

No dia 9 de julho, decorreu uma prova olímpica jovem nacional, em que os atletas são observados ao longo da época desportiva pelo técnico regional, a nível distrital. “Cinco atletas representaram as cores do clube, em salto com vara, 80 metros barreiras, 250 barreiras, lançamento do peso, e 1500 de obstáculos. Isto demonstra o trabalho que têm feito a nível de formação. Estes atletas são iniciados, de 13, 14 anos que estão em processo de formação.”

O calor excessivo atrapalhou o desempenho dos atletas, que, admite a treinadora, podiam ter conseguido melhores resultados se os atletas tivessem competido todos no mesmo local – o que não aconteceu devido a problemas de organização da federação, tendo a competição sido dividida em dois locais, com os distritos do sul a competir entre si, e os distritos do norte, ilhas e centro do país, a competir em Lousada com temperaturas. Ainda assim, diz a treinadora, “ficamos perto do pódio, tivemos três atletas a conseguir o quarto lugar, e uma atleta a conseguir o quinto lugar.”

Na competição, os atletas representam não o Clube de Futebol de Oliveira do Douro, mas sim a Associação de Atletismo do Porto. Os atletas são escolhidos e selecionados para representarem o distrito do Porto e competem contra todos os atletas e distritos de Portugal. Funciona como umas Olimpíadas Nacionais.

“O nosso objetivo principal é sermos um bom clube formador, formar atletas, e a partir daí o nosso trabalho está feito. Formar atletas implica muito trabalho e dedicação. Já tivemos a experiência de ter um atleta e um treinador dos paralímpicos, claro que uma Olimpíada é sempre o auge de uma carreira desportiva, mas o nosso objetivo é sempre ter uma boa escola de atletismo aqui no Norte, e que sejamos reconhecidos pelo trabalho que desenvolvemos com as nossas crianças e os nossos jovens”.

partilhar este artigo