Forte apoio municipal, com a atribuição de um subsídio de 20 mil euros, promete alavancar as festividades e chamar assim mais gente ao interior do concelho.
As festas em honra a Santa Marinha, em Crestuma, arrancaram hoje, dia 18 de julho, terça-feira, com a missa de Santa Marinha, pelas 21 horas, seguindo-se o concerto dos “Amigos do Fado”, pelas 21:45, no adro da Igreja.
Amanhã, dia 19, o dia é dedicado aos mais novos, realizando-se na Cripta da Igreja de Crestuma o “Dia da Criança”, pelas 21 horas.
Quinta-feira, dia 20, o folclore toma conta das festividades, com o Grupo Folclórico e Etnográfico Santa Marinha de Crestuma e o Rancho Folclórico Juventude em Marcha de Crestuma, a subir ao palco a partir das 21:30 horas. A noite termina depois com atuação de um DJ.
Na sexta-feira será a comédia a dominar, com a atuação, no Largo da Praia, de Carlos Contente, pelas 21 horas, Vítor Sá, pelas 21:45 horas e Francisco Menezes, pelas 22:30 horas. A encerrar o programa, a partir da meia-noite a animação estará a cargo do DJ Renato C.
No sábado, a partir das 16 horas, cumpre-se a tradição da saída do Arco e da sua chegada de barco a Santa Marinha. Mais tarde, a partir das 20:30 horas, a animação estará a cargo da Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes, seguindo-se, pelas 21:30 horas, os Copa Funda e pelas 22:30 horas, José Pinhal Post-mortem Experience. A noite terminará, também, com a atuação de GJ.
No domingo, após a missa, sairá à rua a Majestosa Procissão, com a tarde a estar a cargo da Sociedade Filarmónica de Crestuma e da Banda de Música de Carregosa. À noite a animação estará a cargo, pelas 21:30 horas, dos Filhos da Vila & Sociedade Filarmónica de Crestuma. Também no domingo, a noite acaba com um DJ.
Segunda-feira, a partir das 21:30 horas, chega a atuação mais aguardada, com Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, seguindo-se, pelas 00 horas, um espetáculo de Fogo de Artifício.
Este ano a festa de Santa Marinha de Crestuma vive-se com espectativa, face ao cartaz apresentado, não sendo alheio o forte apoio municipal, através da atribuição de uma comparticipação financeira de 20 mil euros, aprovada em reunião de Câmara por unanimidade, no passado dia 3 de julho de 2023.