Sexta-feira, 24 Maio 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Arcozelo: Hortas comunitárias dão frutos

-

As hortas comunitárias estão na moda. Esta nova atividade de cultivar a terra em espaços mais ou menos urbanos, têm tido muita procura e coloca as pessoas mais próximas do campo. Arcozelo aproveitou um terreno na freguesia e tudo parece correr à feição.

A Junta de Freguesia de Arcozelo, também se deixou render às hortas comunitárias e criou um espaço para esse fim, no centro da vila, junto ao parque das merendas. Ali funcionou durante vários anos, uma estufas de plantas, tipo horto, mas com o passar do tempo, o espaço deterioro-se e ficou praticamente destruído. Ganhou agora uma nova vida.

Após candidatura ao fundo ambiental, por parte da Junta de Freguesia, conseguiram-se as verbas necessárias ao restauro da estrutura, reabilitada na sua totalidade.

Após um início algo desorganizado, o espaço está agora dividido em 40 talhões iguais. “Há um conjunto de regras que têm de ser cumpridas”, refere a autarca de Arcozelo, nomeadamente a proibição de uso de pesticidas, adubos, e qualquer outro tipo de fertilizante. Tem que ser “tudo ecológico”. 

Criou-se com isto uma pequena comunidade. Os talhões não são grátis, sendo paga uma quantia simbólica por cada um, uma vez que o objetivo não é o retorno financeiro. “O nosso objetivo é manter tudo em pleno funcionamento. É um ponto de encontro e reencontro, e um local de aproximação da população”, termina a Presidente da Junta de Arcozelo.

partilhar este artigo