A Associação recreativa e cultural “Os Modestos” de Vilar do Andorinho, foi fundada em 13 de fevereiro de 1938, pelos seus oito fundadores: Alcino Teles, Manuel Teixeira Mascarenhas, Joaquim Ferreira Lopes, Manuel Gomes Ferreira, António Pedrosa, Rodrigo dos Santos, António Gonçalves Marques, e Manuel Soares Serra.
A sua história conta-se com a vontade de criar uma Associação recreativa, estes oito fundadores eram amigos e vendo que em Vilar do Andorinho não havia nada para passarem o seu bom tempo começavam a questionar-se, mas nunca ninguém teve iniciativa, até que o clique se deu. Um dia foram ver uma peça de Teatro a Avintes, onde há várias Associações e teatros, e ficaram muito satisfeito com o que viram e quiseram reproduzir em Vilar do Andorinho, juntaram-se e criaram a Associação Recreativa e Cultural “Os Modestos” de Vilar do Andorinho.
A Associação tinha como objetivo entreter os seus associados e começar com a modalidade de Ténis de mesa e o atletismo. Na década de 1990/98, as coisas corriam bem, e havia muita atividade nestas duas modalidades, mas com o decorrer do tempo, estas modalidades foram perdendo ímpeto. Sendo que atualmente já praticamente nada funcionada na Associação. “Temos cerca de 500 pessoas inscritas, mas o que é certo é que só um terço das pessoas paga a quota, e isso também dificulta a viabilidade da Associação” Lamenta o Sr. Manuel Couto, Presidente da Associação. “Estamos a tentar reverter essa situação e tentar retomar o Teatro, a dança e promover o Ténis de mesa e o Teatro”. Argumenta.
“Ainda não falamos com a Junta de Freguesia nem com a Câmara porque ainda não está viabilizado o projeto do Ténis de mesa”. “Estamos a pensar ir “recrutar” alunos aqui na Escola”, é algo que vão fazer em breve. No passado tinham as seguintes iniciativas: Teatro, Danças, Bilhar, Ténis de Mesa, Atletismo, Matraquilhos. Hoje em dia só os matraquilhos, o Ténis de Mesa, as Damas e pouco mais, está à mercê dos seus associados.
Na altura também havia muitos convívios, sempre que era o aniversário de alguma Associação eramos convidados a estar presente, e o contrário também. “Havia sempre festas de pompa e circunstância”, mas hoje em dia está-se a perder essa tradição, hoje não se vê nada disso. A pandemia também não veio ajudar, mas não foi apenas a pandemia um dos fatores das coisas terem chegado a este ponto, outros fatores se sobrepuseram, “mas pode ser que agora voltemos a dinamizar mais a Associação”.
O Sr. Manuel Couto é o atual Presidente, começou o seu mandato a 1 de janeiro de 2022 e terminará a 31 de dezembro de 2022. E espera que as coisas a partir de hoje comecem a melhorar.