Domingo, 3 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

Apagaram-se as 54 velinhas do Rancho Folclórico de Perosinho, venham mais

-

O Rancho Folclórico de Perosinho foi fundado a 1 de fevereiro de 1968, e é membro da Federação de Folclore Português, desde 10 de junho de 1977, e da Federação das Coletividades do Distrito do Porto.

O Rancho Folclórico representa a região do Douro Litoral “e as suas danças e cantares, vindas das Terras de Santa Maria (Terras da Feira)”.

Desde 13 de dezembro de 1991 que é uma “Instituição de Utilidade Pública”, e foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, classe prata, a 28 de junho de 1999, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Para além do Rancho Folclórico de Perosinho, no passado houve dois grupos folclóricos, o Rancho das Camponesas de Perosinho, fundado em 1918, e o Grupo Folclórico Sorrisos da Juventude, fundada em 1955, tendo sido extintos, e que deram lugar ao Rancho Folclórico de Perosinho.

O Padre Ribeiro de Araújo, escreveu a “Monographia de Perosinho”, com edição em 1920, onde foram buscar inspiração para a criação de trajes, usos e costumes do Rancho Folclórico de Perosinho. Anualmente organiza, no mês de julho, o seu festival de Folclore, com atuações “dentro e fora de portas”, segundo consta na página do Facebook do Rancho Folclórico de Perosinho.

partilhar este artigo