Sábado, 9 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

António Pereira é o novo presidente da FedapaGaia

-

publicado na edição em papel de 25 de janeiro de 2023

Cerimónia de tomada de posse realizou-se na passada quinta-feira, dia 19 de janeiro, no Auditório Menezes Figueiredo.

A cerimónia, que contou com a presença, entre outros, de Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, diversos Vereadores, Presidentes de Junta, Diretores de Agrupamentos de Escolas, Mariana Carvalho, presidente da Confap e diversos pais e professores, começou com um maravilhoso momento musical, pela Escola de Música de Perosinho.

De seguida, Carlos Gonçalves, presidente da Assembleia Geral, começou por agradecer toda a dedicação de José Cardoso, presidente cessante, expressando um simbólico “caro amigo, a FedapaGaia será sempre a tua casa!”.

De seguida, e desejando os maiores sucessos a António Pereira, realçou o facto da FedapaGaia contar com 86 associadas ativas e alertou para a importância do trabalho que há pela frente, pois “o insucesso da comunidade educativa de hoje, será o insucesso do país amanhã”, não deixando, contudo, de afirmar “acreditar na nossa comunidade educativa”.

Antes de terminar a sua intervenção, Carlos Gonçalves fez ainda questão de homenagear Carla Silva com uma salva de palmas.

Continuada a cerimónia, José Cardoso, chamado a intervir, começou por expressar o “orgulho de representar durante 8 anos, divididos nas funções de vice-presidente do Carlos Gonçalves 4 anos e de Presidente também por 4 anos”, terminando um trajeto que “sempre o percorri sem receios, com responsabilidade e sempre consciente de que as decisões e as ações corresponderam ao que genuinamente acreditei ser o melhor em cada momento para a defesa da escola publica”.

José Cardoso lembrou depois que “nada se constrói por si só nem ninguém faz tudo sozinho”, para depois deixar “uma palavra a todos os que comigo se cruzaram no Movimento Associativo Parental”, socorrendo-se do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, “o meu amigo de primeira hora Carlos Gonçalves”, para na sua pessoa “agradecer a todos os nossos colegas e a todos os pais e mães das Associações de Pais de Vila Nova de Gaia aqui presentes, pedindo que possam dar nota deste sincero agradecimento aos ausentes”.

Falando depois diretamente para o novo presidente, António Pereira, passou o testemunho e disse esperar “que faças 3 mandatos legalmente permitidos e, depois desses continues a prestar o teu apoio nesta Federação. Com os filhotes que tens e a idade deles ainda tens caminho para pelo menos 16 anos de movimento”.

Chegou depois a vez de António Pereira, presidente eleito para o próximo biénio, que começou por dizer ser “com grande orgulho, sentido de missão e um forte sentimento de participação cívica que hoje iniciamos o nosso mandato”, deixando claro que “tudo faremos para que em todos os fóruns estejamos representados para intervir pela Educação” e garantindo que “podem confiar na FEDAPAGAIA para vos representar e defender!”.

Nas restantes intervenções, Mariana Carvalho, presidente da Confap, lembrou que “precisamos de uma melhor escola para os nossos filhos, que são o nosso futuro”. Depois, em jeito de desafio, expressou que “vamos juntos lutar por uma escola melhor”.

Albino Almeida, nome conhecido da instituição e atual presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, lembrou que “nestas funções é preciso ter resiliência e saber que o dia de hoje não é mais importante do que o dia de amanhã”, para afirmar depois que “só há professores e escolas porque existem alunos. Lamento dizer, mas não é ao contrário”. Finalizou dizendo a todos os presentes que “sem acreditar que amanhã vai ser melhor que hoje, não vamos a lado nenhum”.

Paulo Mota, em representação dos Diretores de Escolas, expressou, em jeito de alerta, que “normalmente os pais vão à escola porque aconteceu alguma coisa, de forma reativa. E não pode ser assim. Tem de ser uma relação parceira, porque queremos todos a mesma coisa, um ensino cada vez melhor”.

Encerrando as intervenções, Eduardo Vítor Rodrigues começou por dizer que “verdadeiramente este é o primeiro ano letivo em que assumimos na integralidade do ano, a totalidade das responsabilidades da descentralização”, num processo que “devolve à comunidade o que sempre deveria ter estado na comunidade”. 

Eduardo Vítor fez ainda questão de deixar claro que “Nós lutamos em conjunto. E lutamos sempre em conjunto. O Município de Gaia não está sujeito a partidarite e da parte do Município, todos podem contar com o nosso respeito, e saibamos que só somos fortes todos juntos. No dia em que alguém achar que sozinho, resolve os seus problemas, fragiliza-se”.

Para terminar, o Presidente da Câmara de Gaia desejou “boa sorte à FEDAPAGAIA”, desejando que “continuem a fazer este maravilhoso e fantástico trabalho”.

partilhar este artigo