Hoje, dia 8 de março é o dia internacional da Mulher, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, numa mensagem disponibilizada no site da ONU para celebrar o Dia da Mulher – que “os direitos das mulheres são direitos humanos, mas ao redor do mundo esta mensagem continua a ser ignorada demasiadas vezes”.
Para o Secretário-Geral das Nações Unidas, Guterres afirma que, “as mulheres continuam a enfrentar a discriminação e a violência, das salas de aula, passando pelos locais de trabalho aos campos de batalha”.
“Como secretário-geral das Nações Unidas estou 100% comprometido com a liderança feminina e a igualdade de género, mas o nosso mundo vive tempos conturbados e milhões de mulheres e raparigas estão na linha da frente destas crises”, afirmou António Guterres, desafiando todas (e todos) a juntarem-se às Nações Unidas para responder aos desafios que se colocam.
Já numa frase que acompanha o vídeo, o Secretário-Geral da ONU justificou o seu empenho: “No Dia Internacional da Mulher, todos nós comprometemos a fazer tudo o que pudermos para superar o preconceito enraizado, apoiar o compromisso e o ativismo, e promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres.”