Sexta-feira, 24 Maio 2024

#informaçãoSEMfiltro!

ANAM recebida em Audiência pelo Senhor Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva

-

Durante este encontro, a direcção da ANAM (Associação Nacional de Assembleias Municipais), presidida por Albino Almeida, disponibilizou a todos os membros da Mesa da Assembleia da República e aos Líderes dos Grupos Parlamentares, acesso ao Curso de Literacia Política e Cidadania, lançado no passado dia 25 de abril.

A ANAM foi recebida pelo Senhor Presidente da Assembleia da República, Prof. Doutor Augusto Santos Silva. Neste encontro, a delegação da ANAM, representada por Albino Almeida, Presidente da Direção e PAM de Vila Nova de Gaia, Carlos Almeida, Vice-Presidente da Direção e PAM de Monchique, Conceição Casa Nova, Vice-Presidente da Direção e PAM de Beja, Catarina Gaspar, em representação da Mesa do Conselho Geral da ANAM e PAM de Arruda dos Vinhos e o Secretário-geral da ANAM, António Afonso, entregou em mão, os acessos ao Curso de Literacia Política e Cidadania para toda a Mesa da Assembleia da República e aos Líderes dos Grupos Parlamentares

A ANAM, em colaboração com a Porto Editora, lançou no passado dia 25 de abril, o Curso de Literacia Política e Cidadania, pensado e direcionado sobretudo aos eleitos dos vários municípios que a ANAM agrega e aos quais foram disponibilizados gratuitamente, mais de 3 mil acessos, mas também se destina aos estudantes e público em geral, proporcionando o conhecimento indispensável para a relação entre eleitos e eleitores. 

O curso de cidadania está disponível em formato e-learning, disponível através da plataforma “Academia Virtual”, a partir da qual os participantes têm acesso a uma série de conteúdos organizados em vídeos e documentação esquematizada para fácil apreensão dos conteúdos. O que é ser cidadão, como exercer a cidadania, como e para que votamos, como está organizado o poder local, que competências tem e como funciona, são alguns dos temas abordados neste curso. Disponível nesta plataforma pode ser frequentado por qualquer cidadão que revele interesse na área em questão.

Nesta audiência com Presidente da Assembleia da República, foi ainda abordado o trabalho e os contactos estabelecidos pela ANAM com as Comissões Parlamentares, designadamente 13ª – Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, 5ª – Orçamento e Finanças e a 12ª Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. Foi ainda referenciado existir um Grupo de Trabalho constituído por vários deputados, que são Presidentes de Assembleias Municipais e por outros PAM’s contactados pela ANAM e que tem como base de trabalho as alterações pontuais na Legislação Autárquica. Ficou acordado realizar-se brevemente um evento na Assembleia da República com esse objetivo, contando com a disponibilidade do Senhor Presidente da Assembleia para a Sessão de Abertura.

Albino Almeida, Presidente da ANAM, relembra que “este Curso de Literacia Política e Cidadania constitui um importante instrumento para que todos nós possamos compreender como funcionamos em sociedade e de que forma o poder local contribui para a manutenção do exercício da democracia em liberdade. Isto é válido, tanto para os eleitos locais como para os restantes cidadãos, para que se tornem numa voz mais ativa, esclarecida e informada.”

partilhar este artigo