Sexta-feira, 13 Setembro 2024

#informaçãoSEMfiltro!

“Ama-me devargar mas com urgência”

-

Na Academia convergem uma variedade de pessoas que vão desde os “oito aos oitenta”, e a presidente da junta, Maria Adelina Pereira, falou ao Gaia Semanário sobre as iniciativas que a Junta proporciona aos seus concidadãos.

Dentro da Academia, há um leque muito variado de pessoas. Os mais pequenos inscrevem-se sobretudo no ténis de mesa, desporto também praticado pelos pais, muitas vezes trazidos pelos próprios filhos. Dentro das atividades destacam-se ainda a dança, o Inglês, para os que querem aprender língua estrangeira, e o Português para estrangeiros.

“Há uma variedade muito grande de disciplinas e atividades, que acaba por cobrir toda a população”, diz-nos a autarca. 

No âmbito mais cultural “temos uma professora que conta a história contando histórias, e que dá palestras sobre vários temas”. 

Neste contexto, o livro “Ama-me devagar mas com urgência”, da autora Lígia Silva, foi o mote para que a autora e o editor, fossem os convidados de “Conversas com História T.E.M.?” da Academia das Artes Arcozelo, que decorreu no Salão Nobre da Junta.

“As pessoas gostaram muito, e agora queremos criar esta dinâmica uma vez por mês, para que haja sempre um tema, um livro, dentro das várias áreas da cultura e do pensamento, para trocarmos impressões.” 

No que toca aos filhos da terra, que se destacam em várias áreas, questionada sobre se costumam apadrinhar iniciativas com essas mesmas pessoas a Presidente, lamentando, referiu o exemplo de “um maestro de cá, que está numa orquestra em Coimbra, mas que apesar da vontade de o trazermos cá, não temos as verbas, nem possibilidade para o trazer.”

A Academia das Artes está com quase 300 pessoas a frequentarem as diversas aulas, com tendência para crescer, pois todos os dias temos inscrições. É um projeto muito dinâmico, com várias atividades, uma serie de disciplinas já existentes, mas sempre com novas propostas. Além de surgirem novos professores, a proporem novas aulas, há também vários alunos a pedir “esta ou aquela atividade”, sendo que há já várias atividades que já estão sobrelotadas. 

partilhar este artigo