A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, anunciou continuar “a trabalhar no seu compromisso com a região norte, ao atrair mais rotas e conectividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional”.
Assim, a partir de março, o aeroporto do Porto disponibiliza catorze novas rotas, que incluem novas ligações a três novos países, Islândia, Letónia e Israel, além de uma conectividade reforçada com Estocolmo, Shannon, Glasgow, Riga, Reiquiavique, Telavive.
Foi anunciado também o aumento das frequências para Viena, Copenhaga, Berlim, Bristol, Paris (Orly) e Nantes, o aumento dos voos diretos de longo curso para Luanda, bem como dos voos charter para Cancun e Punta Cana e seis novas companhias aéreas a operar, a airBaltic, a Austrian Airlines, a Norwegian, a PLAY, a SAS Scandinavian Airlines e a Sun D’Or.
“O aeroporto do Porto continua a aumentar com sucesso as ligações aos principais destinos turísticos, sendo França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha os principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal”, informa a empresa em comunicado.
Com este desenvolvimento ativo da conectividade, a ANA | VINCI Airports obteve uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação ano anterior.
Diz ainda a ANA| VINCI Airports, que “o contínuo investimento e a consolidação da estratégia de qualidade de serviço reflete-se na satisfação dos passageiros e, consequentemente, na atribuição de prémios, como o que lhe foi atribuído, em março deste ano, onde com base nos inquéritos aos passageiros, o aeroporto do Porto foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality) – pela ACI (Airport Council Internacional)”.
No âmbito do plano de ação ambiental da VINCI Airports, o aeroporto do Porto já alcançou o objetivo de zero resíduos para aterro e está empenhado em atingir as emissões NetZero (âmbitos 1 e 2) até 2030. “A implementação de projetos de eficiência energética está em curso, como é exemplo a substituição de iluminação convencional por LED e também o fornecimento de eletricidade às aeronaves quando estacionadas. Deste modo, toda a frota de veículos está a ser renovada para veículos com baixas emissões”.