Academia de Música de Vilar do Paraíso foi fundada há 43 anos, a 8 de fevereiro de 1979, pelo atual professor Hugo Berto Coelho, que pretendia criar uma escola de música, e artes performativas.
Na altura já dava aulas em sua casa, e em casa dos alunos, e no centro desportivo dos Caetanos. Ao fim de três anos, fundou a escola de música com os seguintes cursos: música, dança e mais tarde teatro musical.
Na escola tocam-se todo o tipo de instrumentos, a escola tem cerca de 850 alunos e 100 colaboradores, os alunos têm idades compreendidas entre os 5 e os 18, e no teatro musical dos 18 aos 30 anos. Tem um plano anual de atividades, os alunos põem em prática em contexto de palco aquilo que aprendem nas aulas.
A escola tem diferentes regimes e cursos, e estão homologados pelo Ministério da Educação. Mesmo que um aluno não tenha capacidade financeira para frequentar a escola, a Academia “realiza exame de aptidão dos alunos e o seu interesse”. Refere a Presidente da Academia.
Temos uma estreita colaboração com o município e procuramos sempre gerir todos os eventos, pois são momentos únicos, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Já estivemos no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em Paris e noutras cidades europeias. Cada evento é determinante e importante. Fazemos esses eventos maioritariamente com música clássica, é mais erudito, mas também tocamos música portuguesa no estrangeiro.
“Estivemos também na Antuérpia, fomos participar no Festival Internacional de Música para jovens.” Termina desta forma Luísa Coelho, diretora da Academia.