18 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira, Agosto 8, 2022

Ilustres distinguidos no Dia do Município

Data:

Celebrou-se a 20 de junho o Dia do Município, no Auditório Municipal de Gaia. Foram atribuídas distinções a várias personalidades, em campos distintos.

A Cerimónia de Celebração do Dia do Município pretendeu homenagear aqueles que “inspiraram e marcaram a vida do município” e que se deseja que “passem a integrar o leque de gaienses, por nascimento ou por adoção”, como explicou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia.

No seu discurso de abertura, garantiu que, “se pudesse, seriam homenageadas todas as pessoas individuais e coletivas que trabalharam durante este tempo de uma forma absolutamente extraordinária”, o que se torna impossível, por serem muitas. Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que a covid veio demonstrar a capacidade de organização dos gaienses, que possibilitou responder aos importantes desafios colocados pela pandemia.

Receberam medalha de honra e título de Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia João Pedro Matos Fernandes, deputado e ex-ministro do Ambiente e da Transição Energética, pelo contributo nos projetos de expansão da rede de Metro e requalificação da frente fluvial do rio Douro, e Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, pela sua excelência como dirigente desportivo e pelos 40 anos à frente do FCP.

A medalha de mérito cívico foi atribuída a Manuel Moreira da Silva e Manuel da Silva Maia pela sua dedicação ao associativismo. Pelo seu percurso artístico, Rui Reininho recebeu a medalha de mérito cultural, e as medalhas de mérito desportivo foram entregues a Manuel Gomes Pereira e a Mário Marques dos Santos, pelo papel no dirigismo desportivo.

Foram cinco os contemplados com as medalhas de mérito profissional: Manuel Martins de Carvalho (pela atividade empresarial na área da restauração), Mónica Gonçalves (pela carreira como gestora hoteleira), Miguel Graça (pelo notável percurso como diplomata, que inclui a posição de diretor do gabinete executivo do Secretário-Geral da ONU), José Lameira (Juiz Conselheiro, vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura), e, finalmente, José Eduardo Pinto da Costa, a título póstumo, pela excelência do seu percurso académico e científico.

Foi ainda entregue a medalha de mérito empresarial a Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia.

A cerimónia terminou com um concerto do projeto Miramar, que reúne os músicos Frankie Chavez e Peixe.

Fotos por: António Domingues

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Newsletter

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

X