Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

-

- Advertisment -spot_img

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje que vai retomar este mês a distribuição dos contentores para reciclagem, suspensa há cerca de quatro meses.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, na sequência de queixas de moradores e novos residentes em Gaia, a Suldouro apontou que “está previsto retomar a distribuição dos contentores durante o presente mês, no sentido de dar resposta aos pedidos de adesão rececionados desde fevereiro até à data”.

“Caso assim o pretendam, os Munícipes residentes nas freguesias supra mencionadas [freguesias que integram o projeto-piloto], poderão solicitar o agendamento para integração da sua residência na recolha seletiva porta a porta”, lê-se na resposta enviada à Lusa.

Em causa, no que diz respeito a Vila Nova de Gaia, as freguesias de Arcozelo, Canidelo, Canelas, Grijó, Gulpilhares, Madalena, Olival, Pedroso, Perosinho, Sandim, São Félix da Marinha, São Pedro da Afurada, Seixezelo, Sermonde, Serzedo, Valadares, Vilar de Andorinho e Vilar do Paraíso.

O serviço de entrega de contentores de reciclagem esteve suspenso entre fevereiro e maio.

A empresa justificou esta suspensão com o cumprimento ao plano de contingência com vista à prevenção e controlo da pandemia da covid-19.

Esta suspensão também já tinha ocorrido no ano passado.

Mas, acrescenta a empresa, “atendendo à melhoria da situação pandémica do país, está previsto retomar a distribuição dos contentores”.

Este serviço está integrado no projeto de recolha seletiva denominado “Porta-a-Porta”, que tem como objetivo incentivar os residentes a fazerem a reciclagem “de forma fácil e cómoda”, como é descrito no ‘site’ da empresa.

A Suldoudo descreveu, ainda, que atendendo às metas definidas no PERSU – Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2020, este projeto-piloto de recolha seletiva teve início em 2016 em zonas acordadas com os Municípios abrangidos, ou seja Vila Nova de Gaia (distrito do Porto) e Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro).

“Perante os resultados obtidos no mesmo e a capitação obtida pela recolha de proximidade concluiu-se que seria necessário abranger cerca de 45.000 habitações para cumprir a meta estipulada de 45 quilos de retomas por habitante por ano”, descreve a empresa.

O projeto abrange “neste momento cerca de 35.000 habitações, o que representa um total de cerca 111.000 habitantes abrangidos”, acrescentou.

No âmbito do “Porta-a-Porta” os residentes interessados recebem três contentores para recicláveis de papel e cartão (tampa azul), plástico e metal (tampa amarela), bem como vidro (tampa verde).

Na prática, o projeto traduz-se em criar ecopontos individuais nas habitações e o material é recolhido em dias e horários definidos para o efeito.

O tratamento posterior do lixo cabe à Suldouro, enquanto ao residente é pedido que coloque os contentores no exterior das casas nas datas definidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you