Gaia estima gastar 1,5ME em cheques-oferta de material escolar...

Gaia estima gastar 1,5ME em cheques-oferta de material escolar no próximo ano letivo

-

- Advertisment -spot_img

A Câmara de Vila Nova de Gaia estima gastar cerca de 1,5 milhões de euros em cheques-oferta para material escolar no próximo ano letivo, uma medida que beneficiará 31.053 alunos, lê-se na proposta que vai ser discutida segunda-feira.

Em causa estão todos os graus e tipos de ensino de Vila Nova de Gaia e um auxílio económico previsto no programa de ação escolar do município.

A proposta da maioria socialista reparte o total a cabimentar pelo presente ano e pelo próximo, num total de quase 1,5 milhões de euros.

Para o 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Câmara de Gaia conta gastar mais de 128 mil euros com 4.280 alunos.

Já para 4.740 alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo, o valor é de 189 mil euros.

Somam-se 5.295 alunos e cerca de 238 mil euros para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como 7.670 estudantes e cerca de 383 mil euros para o 3.º Ciclo.

A medida também inclui alunos do Secundário, num total de cerca de 400 mil euros a distribuir por cheques-oferta que beneficiarão 6.074 alunos.

Para o Ensino Profissional está reservado um apoio de mais de 126 euros destinado a 2.539 alunos, enquanto o Ensino Artístico Especializado deverá ter direito a cerca de 34 mil euros para 455 estudantes.

A proposta que vai a reunião camarária na segunda-feira também refere que os encarregados de educação terão direto a apoios de acordo com o grau de ensino dos seus educandos.

Estes podem ir de 30 euros para alunos dos primeiros anos escolares a 75 euros para quem frequente o Ensino Artístico Especializado.

Para levar a cabo este programa, a Câmara de Vila Nova de Gaia conta estabelecer um protocolo com Associação Comercial, Industrial e Serviços De Vila Nova De Gaia (ACIGaia).

A minuta do acordo de colaboração, que também vai a discussão segunda-feira, refere que é objetivo apoiar “as famílias que são sobrecarregadas no início de cada ano letivo com encargos financeiros muito elevados na educação dos seus filhos”.

À ACIGaia caberá operacionalizar este projeto junto dos estabelecimentos comerciais que queiram aderir ao programa.

Os cheques-oferta permitirão a aquisição de cadernos de atividades e de material escolar.

O levantamento será feito pelos encarregados de educação nos estabelecimentos de ensino e os vales devem ser descontados em lojas aderentes localizadas no concelho de Gaia.

Na segunda-feira, a sessão de vereação também servirá para discutir o inventário da Câmara de Vila Nova de Gaia relativo a 2020.

“Vamos encerrar este mandato não apenas com as contas, mas com um documento que espero que venha a ser aprofundado anualmente. Uma das especificidades do relatório [de contas de 2020] é que, pela primeira vez, inclui o inventário do património”, disse na segunda-feira, em reunião extraordinária de Câmara, o presidente da autarquia de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, enquanto apresentava o relatório de contas que foi aprovado pela maioria PS, com os votos contra da oposição PSD.

O autarca referia-se a um inventário que mostra que a Câmara dispunha, em 2020, de bens direitos e obrigações patrimoniais orçados em mais de 864 milhões de euros.

Na próxima reunião de Câmara, também será discutido o regulamento de gestão das praias, bem como, entre outros pontos, acordos de colaboração com juntas de freguesia, quer para apoio à aquisição de projetos de arquitetura e de especialidades, quer à aquisição de imóveis, num total de cerca de 100 mil euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you