arquivoEquipamentos municipais de Gaia equipados com 35 desfibrilhadores para...

Equipamentos municipais de Gaia equipados com 35 desfibrilhadores para “salvar vidas”

-

- Advertisment -spot_img

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, vai instalar 35 desfibrilhadores em equipamentos municipais para, quando for necessário, poder “tentar salvar vidas”.

Destes 35 aparelhos, que representam um investimento de 52.500 euros por parte da autarquia, mais de dez foram já entregues, devendo os restantes ser instalados de forma faseada e à medida que os profissionais dos equipamentos onde são colocados vão tendo formação para os manusear, sublinharam.

“Quanto mais depressa acorrermos a uma situação de paragem cardiorrespiratória melhor porque cada minuto conta quando se trata de salvar vidas, daí a importância destes desfibrilhadores”, disse o presidente da delegação Norte da Fundação Portuguesa de cardiologia, Lopes Gomes, na cerimónia de apresentação desta iniciativa apelidada de “Gaia no Coração”, que decorreu quarta-feira, no Auditório Municipal.

Dizendo que é necessário estar “preparado para situações imprevistas”, Lopes Gomes referiu que a “única maneira” de enfrentar uma paragem cardiorrespiratória é através de “choques elétricos”, ou seja, de desfibrilhadores.

O presidente da delegação Norte afirmou que, nos primeiros cinco minutos, é possível salvar pessoas em paragem cardiorrespiratória com recurso a estes aparelhos, deixando-as sem sequelas.

Depois disso, explicou, as probabilidades vão diminuindo, daí a importância de se agir rápido.

“A morte súbita ou a paragem cardiorrespiratório continua a ser a principal causa de morte em todo o mundo, matando mais do que o cancro, doenças pulmonares ou acidentes de viação”, frisou.

Tendo o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia na primeira fila, Lopes Gomes aproveitou para lhe lançar um repto, nomeadamente o de equipar os veículos da polícia municipal com estes aparelhos, porque quando “alguém caí no chão a tendência é imediatamente chamar os bombeiros e a polícia”, considerou.

Além dos equipar, o cardiologista adiantou que será necessário dar-lhes formação, porque só assim podem ser manuseados os desfibrilhadores.

“Gaia no Coração” formou já 123 colaboradores sobre como utilizar estes aparelhos, prevendo formar outros 120, num total de 243, segundo dados remetidos pela autarquia.

“O nível de conforto no município é agora maior”, considerou o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.

Ter desfibrilhadores nos equipamentos municipais tornou-se “bastante óbvio”, ressalvou, acrescentando que o objetivo é generalizar a sua instalação aos espaços públicos.

Já sobre o desafio de equipar a polícia municipal, o autarca assumiu ser uma “boa possibilidade”, sendo um trabalho a fazer de “forma gradual”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you