Primeiro Metrobus em funcionamento ligará Grijó ao centro de...

Primeiro Metrobus em funcionamento ligará Grijó ao centro de Gaia gratuitamente

-

- Advertisment -spot_img
A Câmara de Vila Nova de Gaia lança este mês o primeiro de três percursos de metrobus que têm como objetivo ligar zonas interiores e estações de metro, revelou Eduardo Vítor Rodrigues a propósito do projeto-piloto de Grijó.

A iniciativa, que deverá estar no terreno a 17 de maio, foi aprovada por unanimidade esta tarde em reunião camarária e, na prática, consiste num percurso gratuito em autocarro entre o Largo de Santo António, na freguesia de Grijó, e a estação de metro de Santo Ovídio.

Entre os pontos de entrada e saída de passageiros, está prevista uma única paragem no Outlet de Grijó, sendo que parte do percurso far-se-á pela autoestrada.

O primeiro percurso de metrobus de Gaia, será de acesso gratuito e realizar-se-á nos dias de semana de 20 em 20 minutos nas horas de ponta e de 40 em 40 no resto do dia.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de Câmara, o presidente da autarquia referiu que este percurso servirá de “teste piloto”, podendo surgir “nos próximos meses” outros dois percursos com características idênticas.

Um dos mencionados destina-se a fazer ligação entre as freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma com rebatimento à estação de metro D. João II, na Avenida da República.

Já o percurso com início nos Carvalhos, a concretizar-se, terá ligação à estação de Santo Ovídio.

Ambas as estações pertencem à Linha Amarela do Metro do Porto que liga Vila Nova de Gaia ao centro do Porto, com acesso a ligações a outras linhas da rede na estação da Trindade e fim no Hospital de São João.

Este percurso será feito em autocarro de 50 lugares e foi votado um apoio de 48 mil euros para contratação do serviço.

Eduardo Vítor Rodrigues destacou que este é um percurso que não existe atualmente, e que serve para “evitar que as pessoas que usam os carros para chegar a metro no centro de Gaia passem a usar transporte público dedicado”.

Em resposta a perguntas do vereador social-democrata Cancela Moura, o autarca socialista adiantou que quando entrar em vigor o modelo de transportes metropolitano, no âmbito do novo concurso internacional que abrange vários Municípios da Área Metropolitana do Porto, o serviço de metrobus de Gaia integrará a “obrigação de serviço público prevista no concurso”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you