arquivoPortonic é a marca que identifica 'cocktails' com Vinho...

Portonic é a marca que identifica ‘cocktails’ com Vinho do Porto

-

- Advertisment -spot_img

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) anunciou a autorização do uso da marca Portonic para identificar as bebidas feitas com vinho do Porto, com vista à proteção desta denominação de origem.

“O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) autoriza o uso da marca Portonic para identificar e individualizar bebidas elaboradas com vinho do Porto, denominadas frequentemente por cocktails”, refere um comunicado enviado pelo IVDP na segunda-feira.

Assim, a entidade autoriza o uso da marca Portonic, no sentido de garantir a “proteção da denominação de origem Porto”.

Para que seja autorizado o uso da marca, que pode ser usada em garrafa, lata ou outros tipos de recipiente, o IVDP terá de aprovar previamente a rotulagem, a embalagem e a própria bebida, esclareceu o instituto.

Deste modo, no que diz respeito à rotulagem, a aprovação limita-se “às suas competências, designadamente de proteção da marca em causa, da imagem e do prestígio da denominação de origem Porto, bem como da qualidade e características da bebida que ostenta a marca e qualquer informação enganosa ou suscetível de gerar confusão no consumidor”, explicou o IVDP.

Quando a bebida elaborada com Vinho do Porto estiver pronta para ser distribuída no mercado, o IVDP terá de efetuar uma análise laboratorial (organolética e físico-química), bem como comprovar que foi inteiramente embalada no interior da Região Demarcada do Douro ou do Entreposto de Vila Nova de Gaia.

“Esta autorização visa criar novas formas de consumo que permitam conquistar relevância junto do público jovem, através de novas experiências associadas ao convívio e aos bons momentos da vida”, referiu o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you