Projeto de inclusão de Gaia cria Quinta da Felicidade...

Projeto de inclusão de Gaia cria Quinta da Felicidade para jovens com deficiência

-

- Advertisment -spot_img

A Quinta da Felicidade é o novo desafio do “Sim, Somos Capazes”, projeto de inclusão que acolhe jovens com deficiência em Vila Nova de Gaia, mas ainda falta “pelo menos” tinta e terra fértil.

“É um novo desafio. A quinta é para os jovens do ‘Sim’, mas não é um gueto, é para todos”, disse o professor de educação especial Luís Baião.

Mas para que a Quinta da Felicidade se concretize em pleno, o “Sim, Somos Capazes”, ligado à Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel e que nasceu na Agrupamento de Escolas de Canelas, precisa de materiais para restaurar um espaço que inclui um ringue com 5.000 metros quadrados, um campo de ténis e outro de futsal, bem como “anexos atualmente em algum mau estado”, descreveu o professor.

Tinta, pavimento para interior e exterior, azulejos, louças sanitárias, móveis de cozinha, portas, janelas, cimento, areia, terra fértil, plantas, madeira, rede, entre outros, são os alguns materiais que os responsáveis estão a tentar angariar.

“Uma empresa de Vila de Conde já deu 15 árvores de fruto, outra, que é da Maia, deu o chão. Há pais que doam tempo para trabalhar – um já meteu férias para ajudar na obra – e os jovens [com deficiência que fazem parte do ‘Sim’] colaboram conforme o atualmente possível [devido às medidas de contingência ligadas à covid-19] e as suas competências”, contou Luís Baião.

Em causa está “um novo desafio” do “Sim, Somos Capazes”, projeto que surgiu em Canelas, quando o pai de um aluno com deficiência intelectual se viu perante a dúvida: “O Pedro acabou o 9.º ano, a oferta de trabalho é escassa, as instituições estão lotadas. E agora?”.

O projeto traduz-se, desde 2017, na tentativa de dar resposta ao desafio imposto pelo final da escolaridade obrigatória dos alunos com deficiência, procurando promover a inclusão destes jovens que não encontram na comunidade as respostas adequadas ao seu perfil e aspirações.

Atualmente, são 15 jovens com deficiência intelectual ou autismo acompanhados. Em setembro deverão ser 20.

A Quinta da Felicidade – que em linha reta fica a cerca de 100 metros da escola de Canelas, vai somar-se ao espaço que o “Sim, Somos Capazes” partilha no chamado C3 (Centro Cultural de Canelas) com outras instituições como a Academia Sénior ou o Instituto de Emprego e Formação Profissional que ali ministra cursos – acolhendo de imediato quatro jovens com autismo com idades dos 16 aos 20 anos.

“Será a ilha deles e onde poderão desenvolver atividades desportivas e atividades agrícolas. Não prometemos nada, não prometemos resultados, apenas muita dedicação”, apontou Luís Baião.

A Quinta da Felicidade serve também para dar uso diário e diurno a instalações da Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel, até aqui usadas sobretudo à noite e ao fim de semana.

O “Sim, Somos Capazes” tem financiamento do programa Portugal Inovação Social, enquanto a Câmara de Vila Nova de Gaia é parceiro social.

Luís Baião contou que durante os períodos de confinamento, associados à pandemia do novo coronavírus, “o ‘Sim’ esteve em casa em modo ‘online’, mas sempre com monitores disponíveis para atividades presenciais sem cruzamentos entre pessoas e com todas as medidas de segurança”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you