arquivoHospital de Gaia acusado pelo sindicado de “menosprezar” os...

Hospital de Gaia acusado pelo sindicado de “menosprezar” os médicos internos de neurocirurgia

-

- Advertisment -spot_img

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) acusou o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) de “menosprezar” os médicos internos de neurocirurgia por não lhes ser pago o trabalho extraordinário que realizam desde 2019 e exigiu retroativos.

Numa publicação no ‘site’ do SIM, este sindicato refere que “apesar de várias insistências (…) através de ofícios dirigidos ao presidente do CA [conselho de administração] que ficam deselegantemente sem resposta, aqueles médicos internos não veem o seu trabalho extraordinário ser remunerado”.

Contactado pela Lusa, o secretariado regional do Norte do SIM, Hugo Cadavez, explicou que “em causa estão as horas extra que médicos internos da formação específica em neurocirurgia” e descreveu “as várias diligências feitas para a apurar e regularizar a situação”.

O responsável do SIM remeteu para um ofício enviado ao CHVNG/E em agosto do ano passado, no qual se lê que os médicos internos de neurocirurgia “não estão a ver cumprido o pagamento dos períodos de trabalho incómodo e extraordinário de Serviço de Urgência que realizam regularmente”.

O SIM refere que esta situação ocorre “desde o mês de setembro de 2019”, altura em que “os internos passaram a integrar a escala oficial de Urgência de Neurocirurgia do CHVNG/E”.

O sindicato elenca os vários pedidos de esclarecimento feitos junto do CHVNG/E e pede “urgência” na regularização da situação, bem como exige que sejam pagos retroativos.

A agência Lusa contactou o CHVNG/E que, em resposta escrita, descreveu que “a Equipa-Tipo aprovada pelo conselho de administração, em abril de 2019, prevê a presença física, por 24 horas, de um especialista e outro especialista em regime de prevenção”, no entanto “não foi prevista nem autorizada a integração de internos em formação, nesta equipa-tipo, em regime de trabalho extraordinário”.

“Assim, à luz do formalmente estabelecido, não pode o CHVNG/E processar e pagar qualquer valor associado a trabalho extraordinário realizado por médicos internos em formação, dado que nunca autorizou que os mesmos fossem escalados”, acrescenta.

O CHVNG/E refere que o Serviço de Urgência Polivalente deste centro hospitalar “está de acordo com as equipas-tipo atualmente estabelecidas e formalmente aprovadas” e adianta que “esta indicação foi transmitida à direção do serviço de neurocirugia”, estando o conselho de administração a aguardar “nova proposta por parte do serviço”.

“O CA aguarda nova proposta por parte do serviço de forma a poder avaliar e aprovar, caso seja necessário, novas escalas que prevejam a integração formal destes profissionais”, termina o centro hospitalar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you