arquivoNovo Centro Académico Clínico em Aveiro com participação de...

Novo Centro Académico Clínico em Aveiro com participação de Vila Nova de Gaia

-

- Advertisment -spot_img

A ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assinaram a portaria que cria o Centro Académico Clínico na Universidade de Aveiro, anunciou fonte académica.

“Após a reafirmação formal da concordância de todos os membros do consórcio, aguarda-se a publicação em Diário da República”, adianta a Universidade de Aveiro em comunicado.

O recém-criado Centro Académico Clínico, designado Egas Moniz Health Alliance (EMHA), tem por objetivo proporcionar “mais investigação científica, mais cuidados a doentes, maior aproveitamento de sinergias e maior partilha de recursos humanos”.

O consórcio, liderado pela Universidade de Aveiro em parceria com várias instituições ligadas à área da saúde, compromete-se a promover “a modernização e qualificação da educação em saúde, desenvolver ações que promovam cuidados de saúde de qualidade, com base nas contribuições das ciências da saúde básicas e clínicas e dos serviços de ação médica das unidades prestadoras de cuidados de saúde.

As entidades do consórcio vão desenvolver “projetos colaborativos de investigação, através da participação dos seus membros em redes de investigação nacionais e internacionais e em redes de saúde locais focadas na promoção da qualidade de vida”.

“A criação do Centro Académico Clínico de Aveiro decorre da estratégia assumida pela UA para a área da saúde, em articulação com os membros do consórcio, visando a modernização dos serviços e programas de ensino e investigação e assente na coordenação entre as várias áreas de intervenção”, salienta o comunicado.

Para o vice-reitor da UA para a área da investigação, Artur Silva, “a assinatura da portaria é a concretização de um sonho antigo dos membros do consórcio, mas em especial da academia aveirense (…) que remonta a 2016, sendo uma etapa, “ultrapassada com sucesso, a que se segue outra também muito exigente, que culminará com a construção do edifício dedicado ao EMHA”.

O consórcio do EMHA é constituído pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, pelos agrupamentos de centros de saúde (ACES) Baixo Vouga e do Baixo Mondego (ARSCentro) e pelos ACES de Entre Douro e Vouga I — Feira/Arouca, de Entre Douro e Vouga II — Aveiro Norte, do Grande Porto VII — Gaia e do Grande Porto VIII — Espinho/Gaia, da Administração Regional de Saúde do Norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you