arquivoCâmara anuncia manter todo o programa mesmo após eliminação...

Câmara anuncia manter todo o programa mesmo após eliminação da candidatura a Capital Europeia da Juventude

-

- Advertisment -spot_img

A câmara de Vila Nova de Gaia avançou hoje que, embora não tenha sido eleita, assegurará o programa da candidatura a Capital Europeia da Juventude porque mantém a vontade de ser uma “referência europeia em políticas” de juventude.

Em comunicado, a autarquia de Gaia dá conta de que o Fórum Europeu de Juventude não incluiu este concelho do distrito do Porto na lista de cidades finalistas para o título de Capital Europeia de Juventude 2024.

No entanto, “o Município prosseguirá com o seu programa de atividades e objetivos delineados para a capital, com o intuito de continuar a ser uma referência europeia em termos de políticas de juventude”.

“Sabíamos da tremenda dificuldade da missão e aceitamos a decisão com respeito. Estamos orgulhosos do nosso percurso e vamos continuar a ser uma referência em termos de políticas de juventude a nível nacional e internacional”, refere o vereador da câmara de Gaia com o pelouro da Juventude, Elísio Pinto, citado no texto.

A candidatura de Vila Nova de Gaia era a única portuguesa e ibérica a Capital Europeia da Juventude em 2024.

Esta pretensão foi validada em fevereiro pelo Fórum Europeu da Juventude e na corrida eram nove as cidades adversárias deste concelho português: Batumi (Geórgia), Chisinau (Moldávia), Ghent e La Louviere (Bélgica), Istres (França), Lublin (Polónia), Lviv (Ucrânia), bem como Szekesfehervar e Vesprem (Hungria).

De acordo com a câmara de Gaia, esta candidatura, que representaria uma terceira capital europeia da juventude para Portugal, algo inédito a nível europeu, foi classificada como “extremamente positiva” pelo júri.

Em comunicado, a autarquia de Gaia destaca, ainda, que dos quatro países com cidades finalistas – Lviv, Ghent, Chisinau e Veszprem – com exceção da Bélgica, com Antuérpia, nem Ucrânia, Moldávia ou Hungria obtiveram até à data qualquer capital europeia da juventude.

“Apesar da decisão do Fórum Europeu de Juventude em não considerar o esforço da candidatura de Gaia e dos seus jovens, o nosso caminho está assumido e a nossa missão continua inalterada: a promoção de uma liderança jovem e dos direitos dos jovens”, acrescenta Elísio Pinto.

A atual Capital Europeia da Juventude é a lituana Klaipeda, contudo, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia da covid-19, a cidade francesa de Amiens, que foi Capital Europeia da Juventude em 2020, continua a desenvolver o seu programa.

Entre outros, a candidatura de Gaia contava com apoios de personalidades como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, e do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreira, entre outras.

O título de Capital Europeia da Juventude – criado em 2009 pelo Fórum Europeu de Juventude, organização que reúne e congrega os Conselhos Nacionais de Juventude dos diversos países europeus, bem como estruturas europeias de juventude – já foi atribuído às cidades portuguesas Braga e Cascais, em 2012 e 2018, respetivamente.

A intenção de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, de se candidatar este título foi tornada pública em fevereiro de 2018 pelo presidente da Câmara, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, que, em declarações à agência Lusa, à margem da apresentação do Plano Municipal da(s) Juventude(s) deste concelho, avançou estar a preparar atividades “plurais” dedicadas “a uma juventude muito heterogénea”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you