O céu de março de 2021

O céu de março de 2021

Conteúdo Exclusivo para Assinantes

-

- Advertisment -spot_img

Fernando J. G. Pinheiro

Investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra.

Os seus domínios de especialização incluem a Astrofisica, Geomagnetismo e Meteorologia Espacial.

Para além do seu trabalho de investigador, já exerceu funções nos orgãos sociais da Sociedade Portuguesa, e coordenou o grupo Solar System Science do CITEUC.

Para além disto, Fernando Pinheiro é colaborador regular em atividades de divulgação cientifica.

Este será um mês em que quem quiser observar os principais planetas do sistema solar terá de madrugar ou deitar-se bem tarde. De facto, logo no final da madrugada de dia 5 iremos assistir Júpiter nascer ao lado de Mercúrio.

Na noite seguinte terá lugar o quarto minguante, mas apenas veremos a Lua nascer na madrugada seguinte. Nesta mesma madrugada de dia 6 o planeta Mercúrio atinge a sua maior elongação (afastamento) para oeste relativamente ao Sol.

Entre as madrugadas de dias 9, 10 e 11 iremos ver como a Lua passa ao lado dos planetas Saturno, Júpiter e Mercúrio. No dia 13 terá lugar a Lua Nova, não sendo assim possível observa-la. Vénus e Neptuno igualmente não serão visíveis este mês por igualmente se encontrarem numa direção muito próxima da solar. Já ao início da noite de dia 19 a Lua será vista entre o planeta Marte e Aldebarã, uma estrela gigante avermelhada que associamos a um dos olhos da constelação do Touro.

Entre o pôr-do-sol 16 e o nascer do mesmo no dia seguinte irão passar-se doze horas. Tal não se deve a ocorrência de um equinócio nesta data, mas sim à refração atmosférica que nos faz ver o Sol sempre ligeiramente acima da sua real posição, encurtando assim a duração das noites.

O equinócio, momento do ano em que o Sol se encontra exatamente acima da linha do Equador iluminando do mesmo modo os hemisférios norte e sul terrestres, apenas terá lugar às cinco horas e trinta e sete minutos (hora continental) de dia 20.

No nosso país chamamos a esta efeméride de equinócio da primavera pois a partir deste instante o nosso hemisfério passa a estar voltado na direção do Sol, e assim esse astro passa a ser visto acima do equador celeste (projeção do no nosso equador no firmamento), marcando o início da primavera.

À medida que o inverno dá lugar à primavera o Sol vai nascendo cada vez mais cedo. De forma a aproveitar uma hora extra de exposição solar, alguns países situados a latitudes intermédias costumam adiantar os seus relógios por altura da primavera. Em Portugal tal mudança é feita à uma hora da madrugada (hora continental) do último domingo do mês de março. Assim este ano iremos adiantar os nossos relógios uma hora no dia 28, dia que coincide com a última efeméride significativa deste mês: a Lua Cheia.

De notar que perto do equador não há grandes oscilações na duração das noites. Em contraponto a latitudes elevadas a duração dos dias e noites chega a ser tão grande que não faz diferença alterar a hora. Consequentemente países situados nessas regiões não sentem os benefícios da mudança da hora e, portanto, ou nunca adotaram este costume, ou procuram aboli-lo.

Boas observações!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you