arquivoPensamentos do MAR

Pensamentos do MAR

-

- Advertisment -spot_img

Manuel António Ribeiro

Presidente da AMARGAIA

A liberdade de expressão

Passava numa das ruas de Gaia e ouvi alguém dizer:

“Vivemos num país livre por isso posso dizer o que eu quiser!”

Esta frase tem muito que se lhe diga, pois num país livre como o nosso, em que para termos essa liberdade expressão que temos hoje, foi sujeito a “lutas e conquistas” de longas décadas!

Essa conquista tem de ser protegida, por valores e princípios, patentes no respeito da opinião do outro. A minha liberdade começa, quando termina a do outro! E só posso ter direito ao respeito quando respeitar o outro!

Todos têm direito à sua nobre opinião, construtiva, integradora, conciliadora e exposta à sociedade. Hoje, fruto das tecnologias e da era digital, conseguimos irradiar uma opinião quase à “velocidade do som”! São vários os meios disponíveis “à mão de semear”. Ou seja, não podemos pela
simplicidade do acesso à opinião, destruir uma das mais belas conquistas de uma sociedade: – A liberdade de expressão e o debate de opiniões.

Usar essa liberdade, sem regras, sem filtros, sem valores, sem princípios e sem respeito, estamos a desvalorizar a nossa conquista da liberdade.

Não são os abusos pelo outro, os insultos ao outro, o denegrir o outro, o acusar o outro, o apagar a história dos nossos registos (mesmo que com atos que hoje reprovamos), que vamos exercer a liberdade de expressão como forma plural de vivermos em sociedade.

Cada um é como cada qual. Podendo e devendo participar na vida quotidiana, manifestando apreço e respeito pela opinião do outro.

Ninguém é dono da razão, nem de certezas absolutas e numa sociedade, em que caminhamos a passos largos para a tão falada era digital, este respeito pela liberdade tem um papel fundamental para contribuir com o equilíbrio do pensamento e contributo de cada pensamento, de cada expressão e de cada opinião.

Todos contamos. Todos fazemos parte deste mundo em que cada um tem direito à sua opinião. Mas essa opinião tem regras e liberdade de expressão em que obriga a respeitar a opinião de cada um.

A liberdade de expressão não pode cooperar com insultos, ofensas e ataques pessoais, porque não concordam ou porque não estão de acordo com a opinião de outros.

A minha opinião conta tanto que a de qualquer outro cidadão, apenas precisa de ser educada e respeitar qualquer outra opinião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you