22.7 C
Los Angeles
Quarta-feira, Maio 18, 2022

PUTLER tornou a Guerra nossa

  Estamos em Guerra.  Não é uma coisa deles,...

3D: Ditadura do dualismo digital

As cores, aprendemos na escola, resultam de...

Uma águia que faz das tripas coração

Não há jogos que salvem temporadas, até...
InícionotíciasarquivoPensamentos do MAR

Pensamentos do MAR

Manuel António Ribeiro

Presidente da AMARGAIA

A liberdade de expressão

Passava numa das ruas de Gaia e ouvi alguém dizer:

“Vivemos num país livre por isso posso dizer o que eu quiser!”

Esta frase tem muito que se lhe diga, pois num país livre como o nosso, em que para termos essa liberdade expressão que temos hoje, foi sujeito a “lutas e conquistas” de longas décadas!

Essa conquista tem de ser protegida, por valores e princípios, patentes no respeito da opinião do outro. A minha liberdade começa, quando termina a do outro! E só posso ter direito ao respeito quando respeitar o outro!

Todos têm direito à sua nobre opinião, construtiva, integradora, conciliadora e exposta à sociedade. Hoje, fruto das tecnologias e da era digital, conseguimos irradiar uma opinião quase à “velocidade do som”! São vários os meios disponíveis “à mão de semear”. Ou seja, não podemos pela
simplicidade do acesso à opinião, destruir uma das mais belas conquistas de uma sociedade: – A liberdade de expressão e o debate de opiniões.

Usar essa liberdade, sem regras, sem filtros, sem valores, sem princípios e sem respeito, estamos a desvalorizar a nossa conquista da liberdade.

Não são os abusos pelo outro, os insultos ao outro, o denegrir o outro, o acusar o outro, o apagar a história dos nossos registos (mesmo que com atos que hoje reprovamos), que vamos exercer a liberdade de expressão como forma plural de vivermos em sociedade.

Cada um é como cada qual. Podendo e devendo participar na vida quotidiana, manifestando apreço e respeito pela opinião do outro.

Ninguém é dono da razão, nem de certezas absolutas e numa sociedade, em que caminhamos a passos largos para a tão falada era digital, este respeito pela liberdade tem um papel fundamental para contribuir com o equilíbrio do pensamento e contributo de cada pensamento, de cada expressão e de cada opinião.

Todos contamos. Todos fazemos parte deste mundo em que cada um tem direito à sua opinião. Mas essa opinião tem regras e liberdade de expressão em que obriga a respeitar a opinião de cada um.

A liberdade de expressão não pode cooperar com insultos, ofensas e ataques pessoais, porque não concordam ou porque não estão de acordo com a opinião de outros.

A minha opinião conta tanto que a de qualquer outro cidadão, apenas precisa de ser educada e respeitar qualquer outra opinião!

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

últimas notícias

outras notícias