arquivoMunicípio de Gouveia aceita candidaturas ao Prémio de Pintura...

Município de Gouveia aceita candidaturas ao Prémio de Pintura Abel Manta 2021

-

- Advertisment -spot_img

A Câmara Municipal de Gouveia tem a decorrer, até ao dia 30 de abril, as candidaturas à 9.ª edição do Prémio de Pintura Abel Manta, um galardão que visa promover artistas plásticos nacionais.

O Prémio Abel Manta de Pintura 2021, no valor de cinco mil euros, destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, segundo o município de Gouveia, no distrito da Guarda.

O concurso, com periodicidade bienal, foi instituído pela Câmara Municipal de Gouveia, em 2007, por ocasião do 25.ºaniversário da morte do pintor Abel Manta.

A autarquia refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que o galardão “visa promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as artes plásticas como elemento chave da programação cultural do município”.

Os trabalhos concorrentes podem ser entregues entre 22 de março e 30 de abril, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia.

A obra premiada será anunciada no dia 18 de maio, no âmbito das atividades que celebram o Dia Internacional dos Museus.

A inauguração da exposição com as obras premiadas e selecionadas decorrerá a 06 de agosto, data em que será também realizada a sessão pública de distinção do artista vencedor, segundo a fonte.

O regulamento do prémio pode ser consultado na página oficial da internet da Câmara Municipal de Gouveia (em www.cm-gouveia.pt).

O pintor Abel Manta nasceu em Gouveia em 12 de outubro de 1888 e morreu em Lisboa, no dia 09 de agosto de 1982.

O Museu Municipal Abel Manta “encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta”, refere a autarquia.

O espaço museológico é composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja.

O museu “alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you