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Resolvido problema com o telefone da ACIGAIA

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A avaria que manteve a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Vila Nova Gaia (Acigaia) sem telefone durante um mês foi reparada, garantiu esta terça-feira a Altice Portugal, acusada de “ignorar as necessidades” de milhares de comerciantes.

“No seguimento do caso reportado, a Altice Portugal esclarece que a mesma já se encontra resolvida, tendo a empresa empreendido todos os esforços no terreno para ver esta situação regularizada com a maior brevidade possível”, lê-se na resposta enviada pela empresa de telecomunicações.

Na segunda-feira, o presidente da Acigaia, Francisco Oliveira, acusou a MEO, operadora que pertence ao universo Altice Portugal, de manter desde 25 de janeiro os comerciantes de um concelho com 302.295 habitantes sem contacto com a associação.

“Num momento como este, com a pandemia [da covid-19], com estabelecimentos fechados e a ameaçar falir que necessitam de apoio, ajuda, de tirar dúvidas, uma associação como a nossa não pode estar sem telefone e sem solução à vista”, referiu.

O dirigente contou que muitos comerciantes “estão habituados a contacto telefónico e nem têm e-mail ou Internet” e que “vários associados foram à associação nos últimos dias”, uma situação que a Acigaia queria evitar devido à exposição a riscos de contágio devido à pandemia da covid-19.

“Quando se pede para que os contactos sejam reduzidos, não se admite ficar sem comunicações”, lamentou Francisco Oliveira, relatando que fez “dezenas de contactos” para a MEO, chegou a receber a visita de um técnico que reportou uma avaria no exterior, mas a situação manteve-se ao longo de quase 30 dias.

Em resposta, a Altice Portugal descreveu que detetou “duas ocorrências na mesma zona”, entre as quais “uma avaria comum que afetou vários clientes da região de Vila Nova de Gaia, inicialmente reportada a 25 de janeiro e desde logo resolvida e, posteriormente, uma anomalia no sistema de verificação de rede”.

Esta segunda avaria obrigou, descreve a empresa, “a uma maior intervenção”.

“No entanto, mesmo perante as condições atmosféricas adversas sentidas nas últimas semanas, a Altice Portugal empreendeu todos os esforços no terreno com vista à reposição do serviço da forma mais célere possível”, garantiu.

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