Mário Costa e Ana Santos sagram-se campeões nacionais de...

Mário Costa e Ana Santos sagram-se campeões nacionais de ciclocrosse

-

- Advertisment -spot_img

Mário Costa (Axpo-FirstBike Team-Vila do Conde) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) sagraram-se domingo campeões nacionais de ciclocrosse, em Sangalhos, numa corrida realizada em torno do Centro de Alto Rendimento de Anadia.

Com a pista endurecida pela lama e pelas poças de água acumulada devido à forte chuva que caiu na véspera, a vitória no setor masculino foi disputada entre Mário Costa e Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), que depois de se ‘libertarem’ de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) na terceira volta, enveredaram por uma corrida muito tática, com acelerações de um e de outro e com momentos de estudo mútuo.

Na viragem para a penúltima curva, uma falha nos travões da bicicleta de Salgueiro levou o corredor a seguir em frente e a cair, com Mário Costa a seguir isolado rumo à meta para recuperar o título que já fora seu em 2018.

“Foi um Campeonato Nacional muito disputado. Era de prever que assim fosse, por tratar-se de um circuito muito plano. Menos mal que choveu bastante ontem [sábado], o que tornou o percurso mais seletivo. Houve estudo mútuo nas diferentes partes do circuito, tentando perceber onde se poderia fazer a diferença. Acabei por ter a experiência suficiente para manter a calma e jogar as cartas no sítio certo. Fui feliz e estou satisfeito por voltar a vestir a camisola de campeão nacional de ciclocrosse, que era o mais importante”, reconheceu o vencedor.

Na sequência do acidente, a roda da frente da bicicleta de Miguel Salgueiro partiu-se, tendo o ciclista feito as últimas centenas de metros a correr, com a bicicleta ao ombro, acabando por ser ultrapassado, já na reta da meta, por Vítor Santos (Axpo-FirstBike Team-Vila do Conde), que, com um esforço em progressão, ficou no segundo lugar, a 15 segundos, e relegou o ‘azarado’ do dia para terceiro, a 36 segundos.

Na corrida feminina, Ana Santos dominou desde o princípio, aumentando a vantagem sobre a concorrência volta atrás de volta, para conquistar o terceiro título consecutivo de elite, no seu primeiro ano de sub-23.

Joana Monteiro (Axpo-FirstBike Team-Vila do Conde) foi a rival que deu mais luta a Ana Santos, mantendo-se no segundo lugar ao longo de toda a corrida, terminando a 02.25 minutos da vencedora, enquanto Daniela Pereira (Clube BTT Matosinhos) foi terceira, a 05.09.

“Vinha com o objetivo de dar o melhor de mim. Era importante ver em que condição me encontro, até porque já não corríamos há muito tempo. Dei o máximo ao longo de toda a prova, num circuito muito duro devido à lama. Foi excelente voltar à competição, no meu primeiro ano de sub-23. Será uma época em que pretendo ganhar experiência, fazendo o maior número possível de provas fora de Portugal para me adaptar ao ritmo internacional”, afirmou a vencedora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you