arquivoPonta Delgada é candidata a Capital Europeia da Cultura...

Ponta Delgada é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027

-

- Advertisment -spot_img

A cidade de Ponta Delgada vai-se candidatar, em parceria com Angra do Heroísmo e Horta, a Capital Europeia da Cultura em 2027, numa proposta que pretende envolver os 19 municípios dos Açores, foi hoje anunciado.

A candidatura é liderada pela autarquia de Ponta Delgada, em São Miguel, que conta com a parceria dos municípios de Angra do Heroísmo, na Terceira, e Horta, no Faial, e com o apoio do Governo dos Açores.

Em nota enviada hoje, o município micaelense, o maior dos Açores, explica que a intenção é “envolver todas as ilhas dos Açores e os seus 19 municípios, com o objetivo de promover e projetar na Europa a diversidade e a riqueza cultural açoriana e reafirmar a cultura, a partir da periferia do espaço europeu, como instrumento decisivo para o desenvolvimento, a sustentabilidade ambiental, a cooperação e o diálogo entre os povos”.

“A candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 é, deste modo, um projeto dos Açores no qual participarão artistas e agentes culturais, organizações sociais e cívicas, empresas, poder público e população”, prossegue a nota.

Foi hoje também divulgado um manifesto, que junta mais de 100 pessoas, numa missiva enviada ao presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro e às presidentes da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, e da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Cristina Calisto, que defende a candidatura de Ponta Delgada “em articulação com outros municípios e ilhas” e através de “um projeto de união, colaboração e circulação”.

Segundo a nota enviada às redações, pretende-se “posicionar Ponta Delgada como uma cidade europeia e aberta ao mundo, e os Açores como região ultraperiférica na linha da frente das principais discussões do mundo contemporâneo e na aplicação de políticas de estratégia cultural”.

Para o movimento cívico, uma candidatura de Ponta Delgada não só “reforça a diversidade da cultura europeia e o sentimento de pertença”, como “mobiliza a cultura enquanto elemento transformador e regenerador das esferas económica e social”.

Portugal lançou, no final de novembro, o convite para as cidades se candidatarem a Capital Europeia da Cultura em 2027, segundo publicação de um aviso em Diário da República que formalizou a abertura do processo.

As candidaturas estão abertas até ao dia 23 de novembro de 2021.

A verba disponível para a Capital Europeia da Cultura 2027, à qual dez cidades portuguesas já manifestaram intenção de se candidatar, é de 25 de milhões de euros, anunciou em outubro o Ministério da Cultura.

Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo são as cidades que já manifestaram intenção em serem Capital Europeia da Cultura 2027, que decorrerá em simultâneo em Portugal e na Letónia.

Segundo o Ministério da Cultura, “a escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre janeiro e junho [de 2021]”.

A vencedora será anunciada em 2023.

No passado, Portugal recebeu o título de Capital Europeia da Cultura três vezes, pela cidade de Lisboa, em 1994, do Porto, em 2001, e de Guimarães, em 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you