arquivoPico de novos casos atingido e de óbitos será...

Pico de novos casos atingido e de óbitos será esta semana

-

- Advertisment -spot_img

O pico de novos casos de infeção foi atingido a 28 de janeiro com cerca de 13.000 notificações e o pico de óbitos deverá ocorrer esta semana, revelou um investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Em declarações à agência Lusa, Milton Severo, investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) adiantou hoje que “o pico de casos notificados” em Portugal foi atingido a 28 de janeiro.

Na região Norte este máximo foi atingido “mais cedo”, a 24 de janeiro com 4.000 notificações e, na região de Lisboa e Vale do Tejo no dia 01 de fevereiro, com 6.200 notificações.

Segundo o investigador, esta “descida” é reflexo do período de confinamento anterior ao encerramento das escolas, considerando que “ainda é cedo” para afirmar que o encerramento das escolas “já está a ter efeito na desaceleração” da pandemia.

“Esta descida que está a acontecer ainda é só efeito do ‘pré-confinamento light’. Ainda não passou tempo suficiente desde o encerramento das escolas para se perceber qual o efeito”, salientou o investigador.

De acordo com as projeções, que têm por base dados da última semana, Milton Severo afirmou que o pico de óbitos deverá ocorrer esta semana.

“À partida, já estaremos no pico de óbitos”, afirmou, acrescentando que o país andará, “em média” torno dos 257 óbitos “durante algum tempo”.

Quanto aos internamentos, o investigador sublinhou que “já não estão a subir”, mas que também não estão “a descer”, pelo que se entende que estão “sem tendência”.

“No dia 31 de janeiro tivemos 6.694 internamentos, hoje temos 6.496, ou seja, não há tendência, pelo que prevejo que ande em torno destes valores na próxima semana”, disse.

Relativamente aos doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), o investigador afirmou que o número “está a duplicar a cada 36 dias”, mas que se se mantiver esta subida “na próxima semana poderá chegar aos 1.000” doentes.

“A previsão é que o número de internados em UCI suba em todas as regiões do país”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you