arquivoGaia Capital Europeia da Juventude por uma liderança inclusiva

Gaia Capital Europeia da Juventude por uma liderança inclusiva

-

- Advertisment -spot_img

Carta de candidatura #GAIA2024 já foi submetida ao Fórum Europeu de Juventude.
Vencedor será conhecido em novembro

«Lead Gaia 2024». É este o mote da candidatura #Gaia2024 – Capital Europeia da Juventude, cuja carta foi submetida ao Fórum Europeu de Juventude a 12 de janeiro. O próximo passo realizar-se-á em março, com a divulgação das cinco cidades finalistas, sendo que o vencedor será conhecido em novembro deste ano.
A candidatura #Gaia2024 pretende continuar o legado de capitais europeias anteriores que se realizaram em Portugal – Braga em 2012 e Cascais em 2018. O processo de construção da candidatura começou em 2018, com a apresentação da visão #Gaia2024, tendo depois tido continuidade em 2019 com a realização de uma «Assembleia Zero», onde foram auscultados diversos agentes da cidade. Em 2020, as sessões de capacitação de jovens «Academia Powerup» definiram o rumo a seguir: jovens na liderança de forma inclusiva; capitalização da candidatura em torno de seis eixos com efetiva ligação às capitais europeias anteriores. O programa da capital terá a duração de 12 meses e dele consta, também, um orçamento participativo dedicado às associações juvenis de Gaia, para que também elas possam apresentar as suas iniciativas para a capital.
Do documento constam cartas assinadas por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e por João Paulo Rebelo, em nome do Governo de Portugal. A eurodeputada Sara Cerdas é a embaixadora internacional da candidatura. Em Portugal, o deputado Eduardo Barroco de Melo é o embaixador nacional, sendo que ambos se juntam a um lote de 24 embaixadores composto por jovens do concelho.
Para Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da Juventude, “Gaia é hoje uma referência europeia em termos de políticas de juventude. Esta candidatura é ambiciosa, vencedora e surge como consequência natural de um processo que não terá retorno: em Gaia, é mesmo para apostar na área da juventude – agora e sempre. Representa um passo em frente, pois queremos que sejam os jovens a liderar todo o processo e a envolver a comunidade. Trata-se de uma candidatura pensada pelos jovens, redigida na sua maioria por jovens, pelo que tudo só faz sentido se forem eles próprios a liderar toda a execução da candidatura”, sublinhou.
A gestão da Capital Europeia da Juventude será marcada pela liderança dos jovens em consonância com os decisores políticos. De referir que toda a elaboração da carta foi acompanhada de perto pelo Conselho Municipal de Juventude. O documento prevê que grande parte das iniciativas tenham um envolvimento significativo por parte de grupos de voluntários jovens.
Para o futuro, a carta define um legado material: a construção do Centro Europeu de Liderança Jovem. O espaço terá, também, uma forte componente dos jovens, na medida em que vai ser lançado um concurso de ideias para se definirem as suas valências e funcionalidades. Como legado imaterial, é intenção dos jovens definir um posicionamento de liderança que seja inclusiva, integrador e social e que se perpetue para lá de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you