arquivoHospital de Gaia está a chegar ao limite

Hospital de Gaia está a chegar ao limite

-

- Advertisment -spot_img

Enfermeiros afirmam que ‘‘calma é aparentemente enganadora’’ e que estão a ser colocados no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, entre outros, profissionais “sem prática corrente para doentes críticos” e com “formação pouco adequada”

A Ordem dos Enfermeiros (OE) Norte afirmou que a “calma” que a região “aparenta” é “enganadora” no que se refere à pressão com internamentos covid-19 e exigiu medidas, considerando “inacreditável” pensar no estrangeiro como alternativa.
“Os hospitais já não têm capacidade de resposta. O Norte parece mais calmo, mas é uma calma muito aparente e enganadora. A verdade é que os hospitais do Norte estão no limite das capacidades. Não há o aparato de ambulâncias à porta, mas dentro de portas as coisas estão complicadas e já não conseguem absorver muitos mais doentes”, disse o presidente da OE/Norte, João Paulo Carvalho.
Em declarações à agência Lusa, o responsável falou em abertura de alas covid-19 em vários hospitais, nos quais são colocadas equipas “sem prática corrente para doentes críticos” e com “formação pouco adequada”, como está a acontecer no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, entre outros.
“O hospital de Gaia está a chegar ao limite e abre enfermarias de um dia para o outro. A Unidade Local de Saúde do Alto Minho [Viana do Castelo] já veio assumir que está em situação crítica. O Hospital de São João e o Santo António [ambos do Porto] também têm problemas”, resumiu.
Para João Paulo Carvalho “falar em enviar doentes para o estrangeiro é algo inacreditável”.
“Dito na televisão parece simples, parece que se envia doentes para o estrangeiro como se fosse uma mercadoria qualquer a meter no avião”, mas “grande parte dos países europeus também enfrentam limitações”, alertou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you