arquivoFórum de Cidadania de Canelas cresce a bom ritmo

Fórum de Cidadania de Canelas cresce a bom ritmo

-

- Advertisment -spot_img

A construção do edifício do Fórum de Cidadania de Canelas está a decorrer a bom ritmo e a conclusão da obra está prevista para o final de março. A empreitada resulta de um investimento da Câmara Municipal na ordem dos 930 mil euros, valor que inclui os arranjos exteriores na envolvente ao edifício, com requalificação de passeios e jardins da avenida Alves de Oliveira.
A autarquia apostou na construção deste novo equipamento para servir a população, quer do ponto de vista de serviços de apoio à comunidade, quer no contexto do desenvolvimento de atividades culturais. Recorde-se que a freguesia de Canelas, que de acordo com os últimos censos tem 13.459 habitantes, não dispõe, ainda, de um espaço público para albergar serviços de apoio à população ou de infraestruturas que permitam desenvolver atividades de caráter cultural de apoio às diversas coletividades existentes. O Fórum de Cidadania de Canelas irá contar com uma sala comunitária apta à realização de exposições, conferências e diferentes eventos culturais e sociais, apoiados por bastidores técnicos, copa, sanitários e arrumos de equipamentos e mobiliário, privilegiando a interação da vivência do espaço interior com o espaço exterior.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, destaca que “Canelas é uma freguesia repleta de associações ligadas ao teatro e a outras artes que têm de procurar salas fora da esfera municipal para realizar as suas apresentações. Este novo espaço terá todas as condições técnicas para espetáculos e outro tipo de eventos, tal como já está a acontecer em vários pontos do concelho, quer graças a construções, quer graças à reabilitação de salas ou edifícios já existentes”.

Coreto de Canelas com nova «cara»
Paralelamente, está também a decorrer a obra de conservação e restauro do Coreto de Canelas, cuja conclusão está prevista para o próximo mês de março. Localizado junto ao jardim de S. João, trata-se de um importante e emblemático bem patrimonial de Gaia, estando classificado como Imóvel de Valor Concelhio. É um exemplar de arquitetura cultural e recreativa do início do século XX, numa linguagem revivalista, neoárabe e com elementos de Arte Nova. O processo atualmente em curso, de investimento municipal a rondar os 128 mil euros, tem como finalidade a conservação e o restauro de forma a proteger os valores patrimoniais, a conservação física dos materiais, num respeito contínuo pelo aspeto funcional do imóvel e pela preservação das memórias do espaço e das suas linhas histórico-artísticas.
Esta intervenção está a ser desenvolvida com base em técnicas, materiais, meios e metodologias que visam a correta preservação dos bens, prolongando a sua integridade material e não deturpando ou eliminando marcas da passagem do tempo, que são atributos de valor de um bem patrimonial tão importante para Canelas e para Vila Nova de Gaia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you