Covid-19: Gaia aprova medidas económicas e sociais no valor...

Covid-19: Gaia aprova medidas económicas e sociais no valor superior a 1,5ME

-

- Advertisment -spot_img

A câmara de Vila Nova de Gaia aprovou hoje um pacote de medidas económicas e sociais no valor de cerca de 1,5 milhões de euros para fazer face às dificuldades causadas a vários setores pela pandemia da covid-19.

“Não será o último [pacote desta natureza], infelizmente. Porque esta situação [pandemia da covid-19] terá repercussões no próximo ano (…). Este é um documento muito significativo que revela uma preocupação económica e social”, disse o presidente da câmara de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues que falava numa reunião camarária que decorreu esta tarde por videoconferência.

No final da sessão, em declarações aos jornalistas, o autarca apontou que este pacote corresponde a cerca de 1,5 milhões de euros de investimento da autarquia, não conseguindo “para já” precisar qual será a perda de receita com medidas como isenções ou redução de taxas e tarifas municipais.

Eduardo Vítor Rodrigues também precisou que este valor não inclui o que poderá resultar da entrada em vigor do passe gratuito para transportes públicos para jovens entre os 13 e os 18 anos, medida já aprovada anteriormente e que entrará em vigor “até ao final do segundo período letivo em 2021”.

O autarca destacou que “o pacote atual contém medidas dedicadas às classes médias”, mostrando-se “muito preocupado” com os impactos da pandemia em famílias que “não preenchem os requisitos de candidaturas a apoios sociais, mas também se veem a braços com perda de rendimento”.

O pacote, aprovado por unanimidade, inclui medidas como a isenção de pagamento das taxas aplicáveis aos direitos de ocupação da via pública, até 31 de março de 2021, para feirantes e vendedores ambulantes ou de publicidade para atividades económicas locais.

Os comerciantes de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, também vão ficar isentos das taxas e tarifas municipais nos anos 2020 e 2021.

Somam-se, entre outras medidas, os apoios económicos às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) através da disponibilização de um fundo municipal para a apoio à gestão corrente no valor de 80.000 euros.

Estas instituições também vão dispor de outro fundo municipal para apoio a pequenos investimentos de adaptação e melhorias pontuais relacionadas com a pandemia, no valor de 120.000 euros.

A câmara de Gaia também decidiu reforçar o Programa de Emergência Social e Apoio ao Arrendamento com 100.000 euros.

Foi ainda decidido implementar um Gabinete de Apoio às Empresas e ao Emprego destinado a comerciantes e industriais com apoio jurídico, financeiro e apoio a candidaturas.

Os taxistas de Gaia também ficarão isentos de taxas até 31 de março do próximo ano e será criada uma linha financeira municipal de apoio a Juntas de Freguesia e instituições sociais que promovam o apoio domiciliário a idosos isolados.

A autarquia também anunciou a criação de um programa de redução automática de rendas em habitações sociais de pessoas com perda de rendimentos e a implementação imediata de um Plano Estratégico para o Turismo.

No final da reunião desta tarde, Eduardo Vítor Rodrigues deixou um repto aos vereadores para que lhe façam chegar novas propostas de apoios “entre o final de janeiro e o início de fevereiro” dedicadas a fazer face às dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,5 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.041 em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest news

AMP quer ‘plano B’ para transportes caso diferendo com Gondomar não se resolva

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) assegurou hoje que vai levar até “às últimas consequências o esforço...

Assistente administrativa detida por burla

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia, uma assistente administrativa por alegada falta de pagamento de serviços prestados,...

Suldouro retoma este mês entrega de contentores para reciclagem em Gaia

A Suldouro, operadora de resíduos nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, garantiu hoje...

Mulher morre atropelada por autocarro na N222 em Vilar de Andorinho

Uma mulher de cerca de 80 anos morreu hoje depois de ter sido atropelada por um autocarro em Vilar...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lançado concurso público de conceção e construção da nova ponte sobre o rio Douro

O concurso público de conceção e construção da nova ponte rodoviária sobre o Douro, que vai ligar o Porto...

Pontos essenciais das variantes classificadas de preocupação presentes em Portugal

Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro...

Must read

- Advertisement -spot_imgspot_img

You might also likeRELATED
Recommended to you