22.7 C
Los Angeles
Quarta-feira, Maio 18, 2022

PUTLER tornou a Guerra nossa

  Estamos em Guerra.  Não é uma coisa deles,...

3D: Ditadura do dualismo digital

As cores, aprendemos na escola, resultam de...

Uma águia que faz das tripas coração

Não há jogos que salvem temporadas, até...
InícioMata Porco pelo Rancho Folclórico “As Trigueirinhas do Pisão”

Mata Porco pelo Rancho Folclórico “As Trigueirinhas do Pisão”

Realizou-se no passado fim-de-semana o tradicional “mata porco” na sede do Grupo Folclórico do Pisão.

As contingências legais não facilitam uma recriação da matança do animal pelo que os responsáveis viram-se, mais uma vez, forçados a comprar o porco já morto e “arranjado”.

No Sábado os amigos reuniram-se em volta do Animal que pendurado e preparado com os cuidados necessários na base do espigueiro marcava posição. Os elementos do Rancho Folclórico “”As Trigueirinhas do Pisão” coloriam a eira, Dançando e Cantando que a noite estava fria. Muita alegria e ritmo que despertou os presentes e seduziu muitos dos amantes do Grupo e do Folclore para um “Pezinho de Dança”.

Os saberes de antigamente, aliado ao empenho e paixão das cozinheiras de serviço transformaram o dito porco num delicioso almoço servido no Domingo a muitos dos sócios e amigos, cerca de 60, envolvidos num ambiente animado, familiar e acolhedor.

Acolhedor pelas pessoas que o envolvem e gerem mas em que o edifício demostra muitas carências estruturais, pouco apelativas, nomeadamente nesta época fria em que se torna difícil aquecer o salão. Frinchas na Madeira que formam as paredes são um dos problemas que preocupa o Presidente da Coletividade Joaquim Fernando Azevedo. “As frinchas nas paredes deixam passar o frio e a chuva, os WC’s são insuficientes e obsoletos, o telhado de Amianto tem obrigatoriamente que ser substituido… são alguns dos problemas detetados e que exigem intervenção urgente.” Estiveram presentes neste evento várias individualidades do panorama político local tal com o Presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo Filipe Lopes e vários dos elementos do seu executivo, Presidente da Assembleia de Freguesia Joaquim Tavares, Vereador com o Pelouro da Cultura da Câmara de Gaia Delfim Sousa e o Vice-presidente Patrocínio Azevedo. O evento do fim-de-semana foi a oportunidade da Direcção do Rancho para apresentar aos Sócios e Amigos o projecto “ambicioso e necessário” considera o Presidente Joaquim Fernando, “imprescindível para garantir condignas condições de trabalho aos elementos do grupo e melhores condições de conforto a quem os visita, procurando as- sim cativar mais elementos, sócios e clientes.” A obra permitirá ainda condições para desenvolver iniciativas promotoras do Grupo e de angariação de verbas para sustentabilidade da colectividade. Joaquim Fernando acrescenta, “será ainda uma mais-valia para o Lugar e Freguesia.”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

últimas notícias

outras notícias